O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, disse que a Corte estava passando por cima do legislador se viesse a descriminalizar o consumo de maconha ou de qualquer outra droga.  “Nenhum país fez isso por decisão judicial, nenhum!”, afirmou de forma contundente.

A declaração aconteceu na abertura da sessão de ontem do STF, que retomava o julgamento de ação que está em análise há nada menos do que nove anos.

André Mendonça estava errado.

Descriminalização na América Latina

Somente na América Latina, três países chegaram à descriminalização das drogas por decisão do Judiciário: Colômbia, Argentina e México.

Na Colômbia, foi em 1994.  A Corte Constitucional do país descriminalizou o porte e o uso de maconha.  O atual presidente, Gustavo Petro, revogou as multas que eram aplicadas aos consumidores.

Em 2009 a Argentina declarou que a criminalização do uso pessoal de drogas era inconstitucional, ao ferir os direitos individuais.

No México, foi em 2021 que a Suprema Corte do país descriminalizou o uso recreativo da cannabis por adultos.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.