Uma multidão de afegãos invadiu a pista do aeroporto internacional de Cabul nesta segunda-feira, 16, e tentou entrar em aviões para deixar o Afeganistão, que agora está dominado pelo Talibã.

Imagens de vídeos divulgados na internet mostram pessoas tentando invadir aeronaves paradas. Tiros foram disparados, e o tumulto deixou mortos.

Todos os voos comerciais estão cancelados.

As forças americanas assumiram o controle do aeroporto e receberam ordem dos Estados Unidos para suspender a retirada de americanos de Cabul, para tentar controlar a situação.

Os afegãos tentam deixar o país após o grupo extremista Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos.

O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo, 15.

 

2001-2021
 
Os norte-americanos atacaram o Afeganistão em 2001, após o atentado de 11 de setembro. Foi nesse período que também ocorreu a queda do poder do grupo extremista Talibã. O Talibã foi acusado de dar esconderijo e financiar membros da Al-Qaeda, o grupo terrorista de Osama bin Laden, que assumiu o atentado na América.

No início do ano passado, o então presidente, Donald Trump, assinou acordo de paz com o Talibã que previa a retirada das tropas do país neste ano. O atual presidente, Joe Biden, manteve o acordo e adiou a saída completa para o final de agosto.

Grande parte das forças lideradas pelos EUA deixou o Afeganistão em julho, e o Talibã aproveitou a retirada avançando rapidamente pelo país. Conquistou diversas capitais de províncias desde o início de agosto.

A queda de Cabul ocorreu antes do previsto pelos EUA. A estimativa era de que o Talibã chegasse a Cabul em setembro, com uma possível tomada do poder somente em novembro.