O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informou que os condutores das categorias “C”, “D” e “E” deverão realizar o exame toxicológico até o dia 28 de dezembro.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Para obtenção e a renovação das categorias acima citadas, os condutores com idade inferior a 70 anos serão submetidos a novo exame a cada dois anos e seis meses.
O teste laboratorial busca aferir o consumo de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção e deverá ter janela de detecção mínima de 90 dias.
Caso o condutor, por exemplo, que tenha categorias A e C seja flagrado com seu toxicológico atrasado, será multado em R$ 1.467,25, além da perda de 7 pontos na carteira.
Para aqueles condutores onde seu exame só irá vencer no próximo ano, também se faz obrigatório seguir o prazo limite estabelecido pelo Contran.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo para o qual seja exigida habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E” sem realizar o exame toxicológico após 30 dias do vencimento do prazo, é considerado infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por três meses.
RELACIONADAS
+ Detran-AM: visitação de veículos do leilão inicia nesta segunda, 13
+ CNH Social no AM: lista de selecionados está no site ‘Detran Cidadão’