Levantamento do Detran de Roraima registrou uma queda de 13,47% nos veículos autuados sem licenciamento em maio. Em abril, houve 142 infrações; em maio, foram 122.

A quantidade de motoristas sem CNH também diminuiu significativamente. Em maio, apenas um condutor foi autuado, uma redução de 99,5% comparado com os 200 registros de abril.

Leia Também: Ônibus de quadrilha junina de Manaus, que se apresentou em RR, tomba na BR-174

Infrações de trânsito no mês de maio

Apesar dessas quedas, o total de infrações subiu 2,56% em maio. Foram 1.829 registros, contra 1.783 em abril.

A infração mais comum em maio foi “motorista e passageiro sem cinto de segurança“, com 775 casos. “Uso de celular” ficou em segundo, com 302 registros.

Em terceiro lugar, “veículo sem licenciamento” teve 122 infrações. “Vidros com película inadequada” foi a quarta, com 67 registros.

Condutor sob influência de álcool” e “transporte indevido de criança” empataram na quinta posição, com 25 autos cada.

Gueres Mesquita, presidente interino do Detran-RR, destacou a conscientização da população sobre as leis de trânsito, especialmente a redução de motoristas sem CNH.

“É fundamental que o condutor do veículo esteja devidamente habilitado, pois ele passou por um processo de preparação e aprovação para poder conduzir um veículo, sabendo, portanto, da sua responsabilidade e deveres no trânsito”.

– Gueres Mesquita.

Penalidades

Conduzir sem licenciamento, conforme o artigo 232 do CTB, resulta em multa e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Dirigir sem CNH, de acordo com o artigo 309 do CTB, acarreta detenção de seis meses a um ano e multa.