Nesta quinta-feira (13), o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou uma ação de acolhimento aos moradores de rua do estado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As pessoas serão encaminhadas para atendimento no órgão.
Além disso, o GDF fará o desmonte das estruturas que hoje servem de moradia com o intuito de proporcionar condições dignas aos ocupantes. A ação teve início na Asa Norte.
Próximos passos
O DF Legal transportará os objetos e estruturas recolhidos aos locais regulares indicados pelos ocupantes. No entanto, se os moradores de rua optarem, poderão retirar os pertences no depósito das pastas em até 60 dias.
Ademais, as Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Econômico realizaram durante a semana um mapeamento do número de pessoas em situação de rua que farão os atendimentos com as pastas conforme suas necessidades.
Entre as próximas regiões que farão parte da medida, estão:
- Altura da SQN 116, entre o Eixo W e o Eixão;
- Altura das quadras SQN 115 e 116, entre o Eixo W e o Eixão;
- Altura das quadras 113 e 114, entre o Eixo W e o Eixão;
- Altura das Quadras 213 e 214, entre o Eixo L e o Eixão;
- Altura da quadra SQN 107, entre o Eixo W e o Eixão;
Outras ações no DF
Além disso, o secretário de Governo do DF, Gustavo Rocha disse ainda nesta quarta-feira (12) que o GDF também planeja ações profissionalizantes. Diante disso, além de se realocarem para locais dignos as pessoas em situação de rua também poderão receber ajuda de cursos profissionais com intuito de receberem oportunidades.
A ação, faz parte do Plano de de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua do estado coordenado pela tripartite entre GDF, Ministério Público (MP) e Conselho Nacional do MP.