O Distrito Federal (DF) registra mais de 72 mil casos de dengue nesse início de 2024. O número equivale a todos os casos registrados no ano de 2022.

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF, Adriano Oliveira, o boletim epidemiológico ainda terá atualização nesta semana e o número deve subir ainda mais.

“Pelo nível de emergência para atendimento, é difícil que haja registro imediato”. Oliveira explica que o dado só entra no sistema posteriormente a semana do atendimento.

Segundo o Ministério da Saúde, na última quarta-feira (14), a capital federal totalizava 67.897 casos prováveis da doença desde o início do ano, sendo mais de 66 mil de residentes em Brasília e cerca de 1500 moradores de outros locais, mas que tiveram atendimento no DF.

A Secretaria de Saúde informou que nas próximas semanas serão montadas mais 11 tendas de atendimento e outros dez carros de fumacê estarão nas ruas da cidade.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, pediu para que a população fiscalize suas residências e auxiliem na conscientização de vizinhos para evitar criadouros do mosquito.

“Conclamamos a população que olhe para suas residências, sejam fiscais de si próprios e do outro. Olhar se tem algum depósito, pneu, carcaça, lixo descartado em local indevido. Temos o número 199, precisamos ligar”, enfatizou.