Ícone do site Portal Norte

DF registra saldo positivo de 41 mil vagas de emprego nos últimos 12 meses

DF registra saldo positivo de 41 mil vagas de emprego nos últimos 12 meses.

DF registra saldo positivo de 41 mil vagas de emprego nos últimos 12 meses. Foto: Divulgação CNJ/Flickr.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Distrito Federal registrou um saldo positivo de 41.034 vagas de emprego nos últimos 12 meses. Sobre o saldo, o mesmo representa o maior registrado entre as unidades da Federação do Centro-Oeste.

Segundo o levantamento, que é feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, somente nos quatro primeiros meses de 2024 o DF registrou 21.589 novos empregos formais. O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz reforça que os dados do Caged refletem o comprometimento do governador Ibaneis Rocha na geração de empregos.

Programas de qualificação profissional

Com foco na capacitação profissional, o Governo do Distrito Federal implementou dois Programas o Renova DF e Qualifica DF. Lançado em 2021, o Renova DF visa qualificar profissionais através de oficinas de carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, entre outros.

Além disso, a iniciativa oferece um auxílio no valor de um salário mínimo para os participantes, incluindo Vale-Transporte e seguro contra acidentes pessoais. Já o Qualifica DF, promove cursos profissionais de Agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática.

Oportunidades de emprego

Após a formação nos Programas, o cidadão que estiver interessado em uma oportunidade de trabalhar é é encaminhado para uma agência do trabalhador. Ao todo, são 14 postos no DF que auxiliam os candidatos a conseguirem empregos.

De acordo com o secretário do Trabalho do DF, Thales Mendes, atualmente a capital é o segundo estado brasileiro com o menor índice de informalidade. Além disso, Thales destaca que o dado reflete a boa qualidade dos empregos formais no DF e que possui uma rentabilização maior em relação a outros estados.

“Essa notícia do Caged demonstra que nós estamos no caminho certo, qualificando as pessoas, gerando oportunidade e criando condições junto àqueles que estão desempregados em busca de uma nova colocação”, afirmou o secretário.

Sair da versão mobile