O Governo do Distrito Federal (GDF) começa a instalar neste sábado (30), 11 novas tendas de acolhimento a pacientes com sintomas de dengue. Elas entrarão em funcionamento nesta semana que se inicia, somando 20 tendas na capital federal.
Com atendimento diário, das 7h às 19h, as instalações possuem polos de hidratação e cuidados, proporcionando suporte contínuo aos usuários. Desse total, três vão operar 24 horas.
A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, as tenas ajudam a dar uma resposta mais rápida aos sintomas. “Somados às tendas já existentes, os novos pontos vão evitar que a população se desloque a um hospital para conseguir atendimento. Isso se reflete em uma resposta mais rápida aos sintomas”, disse.
Cada tenda deverá ser composta diariamente, no mínimo, por um coordenador, três médicos (entre esses, um pediatra), um enfermeiro. dois técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico), dois apoios administrativos, um farmacêutico, pessoal de limpeza e pessoal de segurança.
Desde o início do ano, a população já conta com nove tendas de hidratação, espalhadas por várias regiões do DF: Sol Nascente, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. Como suporte à assistência nas UBSs, entre 20 de janeiro e o dia 14 deste mês, os espaços atenderam mais de 63 mil pacientes, uma média de 1,2 mil por dia.
As tendas que terão funcionamento de 24 horas diárias ficam no estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG), em frente à UBS 1 do Guará e no estacionamento do Hospital da Região Leste, no Paranoá.