Com a alta da inflação e os preços subindo cada dia mais, o Portal Norte procurou economistas para dar dicas de como reduzir gastos no supermercado, nas contas de água, energia, em casa e nas compras on-line.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Nesta terça-feira, 15, é comemorado o Dia do Consumidor, para celebrar este dia, a reportagem conversou com o economista Bruno René da Silva Barroso, de 33 anos, que deu várias orientações sobre juros, cuidados, compras a prazo, entre outras formas de tornar o consumo consciente.

Para ele, as compras parceladas no cartão devem ser analisadas com cuidado para evitar que as dívidas se multipliquem.

 

Vale a pena comprar a prazo rancho em supermercado que prometem 3x sem juros?

 

Não vale a pena. Como alimentação e produtos de limpeza são bens de uso corriqueiro, sendo necessário suas compras mensalmente, não vale a pena o seu parcelamento.

Em caso excepcionais, como a despesa extraordinária da família, pode ser efetuado o parcelamento, contudo, o ideal já é no mês seguinte a normalização.

 

Vale a pena comprar carro em 60x?

 

Muitos consumidores parcelam o carro em mais vezes, para o valor da prestação encaixar na renda mensal, isso não é errado. Contudo, o consumidor tem de saber que quanto maior o número de parcelas, maior o juros total pago, onde pode chegar a 1,5 vezes o valor do carro.

_______________________________

RELACIONADAS

+ Com nova taxa de juros de 7,75%, economistas dão dicas para enfrentar inflação e rentabilizar dinheiro

Copa no Catar cria expectativa de aumento de até 8% na produção de TVs no Polo Industrial de Manaus, diz Cieam

Álcool ou gasolina, com qual vale mais a pena abastecer? Especialistas esclarecem dúvidas

_______________________________

 

Vale a pena renegociar dívida em aberto com banco ou cartão?

 

Sim, vale muito a pena. As vezes os bancos ou as operadoras de cartão de crédito oferecem descontos elevados, ou até mesmo, isentando totalmente os juros.

Essas oportunidades ocorrem algumas vezes por ano, então o consumidor que estiver endividado tem de ficar de olho para não perder essas chances.

 

A melhor compra é à vista?

 

A melhor compra é a vista com desconto. Uma prática comum do comércio é embutir os juros do parcelamento no valor do produto, então quanto for efetuar alguma compra à vista o desconto pode ser dado na mesma proporção.

 

Em tempos de juros altos e economia ‘insegura’, como o consumidor deve proceder?

 

Para o consumidor que planeja adquirir uma casa nova ou um carro é um momento de cautela, os juros embutidos nessas operações subiram bastante e consequentemente o valor das prestações.

O ideal é aguardar a baixa dos juros novamente para fazer essas aquisições.

 

Como economizar nas compras de mercado?

 

Ouvida pelo Portal Norte, a economista do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), Michele Aracaty, disse que, apesar da inflação alta, é possível o consumidor economizar nas compras do supermercado.

“É importante ler rótulos, observar os prazos de validades dos produtos, comparar as marcas, experimentar novos produtos, considerar comprar no atacado, ter cuidados com promoções”, explicou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), uma família brasileira costuma gastar, em média, cerca de 40% até 50% do salário com compras de mercado.

____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image