O dia 28 de junho é marcado pela data de celebração do Dia do Orgulho LGBT. A data é uma referência a uma revolta ocorrida em 1969 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

A data é marcada por eventos e paradas que celebram e reforçam a importância da luta para garantir os direitos das comunidades.

Esta data especial surgiu para promover a aceitação, o respeito e a inclusão das pessoas LGBT+, destacando a importância e a beleza das diferenças que nos tornam únicos.

Porque o dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT?

O dia 28 de junho é marcado pela celebração do Dia do Orgulho LGBT devido a uma revolta ocorrida em 1969, nos Estados Unidos.

Na ocasião, frequentadores do Stonewall Inn, um dos bares gays populares de Manhattan, reagiram a uma operação policial violenta, prática comum no período.

A resistência se tornou um marco do movimento LGBTQIA+ por direitos nos Estados Unidos (EUA) e passou a ser comemorada em muitos outros países, incluindo o Brasil, como o Dia Internacional do Orgulho LGBT+.

Na madrugada de 28 de junho, o bar, alvo de frequentes batidas policiais, foi invadido pela terceira vez na mesma semana, sob a alegação de venda ilegal de bebida alcoólica. Funcionários e frequentadores, muitos deles travestis e drag queens, foram presos e agredidos.

Dessa vez, a abordagem violenta gerou uma reação dos presentes. Após uma noite de conflitos, parte da comunidade LGBTQIA+ foi às ruas protestar nos arredores do Stonewall Inn, demonstrando orgulho e confrontando a polícia.

As manifestações duraram seis dias, mobilizando milhares de pessoas em diversos pontos da cidade e levando o ativismo pelos direitos LGBTQIA+ ao debate público e às ruas.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.