O Dia 23 de Abril é uma data especial para o torcedor do Corinthians. Na data, é comemorado o Dia de São Jorge, santo padroeiro do clube. No mesmo dia, também é comemorado o Dia do Torcedor Corinthiano.
A origem para o santo se tornar defensor do clube possui duas explicações, que remontam para os primeiros anos de existência da equipe.
Na primeira, o clube possui o santo como padroeiro porque a sede social do clube foi alterada, nos anos 1920, para Rua São Jorge, que deu nome ao complexo esportivo da equipe. O responsável pelo batismo da sede teria sido Ernesto Cassano, presidente do clube à época.
A outra possível origem tem ligação com o Corinthian FC, equipe inglesa que fez uma excursão pelo Brasil em 1910 e serviu de inspiração para a fundação do Corinthians. Padroeiro do clube inglês, os fundadores do time brasileirão teriam optado por adotar também o padroeiro para o Timão.
Torcida de milhões e histórico vencedor
Seja qual for a origem para a adoção do santo como padroeiro do clube, o Corinthians possui uma das maiores torcidas do país e é uma das equipes mais vencedoras do Brasil.
Em quase 115 anos de história, a torcida já viu a equipe conquistar os títulos mais importantes do país, do continente e do mundo. São onze títulos nacionais, sendo sete campeonatos brasileiros, três Copas do Brasil e uma Supercopa do Brasil. O clube também já conquistou uma Copa Libertadores e dois Campeonatos Mundiais de Clubes.
Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Atlas Intel em março deste ano, o número de torcedores da equipe no país chega a 30,4 milhões de pessoas. Em Manaus, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), o time paulista possui a terceira maior torcida na capital.
Fiel Torcida
Com uma das maiores torcidas no Brasil e em Manaus, a torcida da equipe tem o apelido de “Fiel Torcida”, por não abandonar a equipe mesmo nos momentos mais difíceis.
Saymon Erickson é analista de sistemas e tem 48 anos. Desses, já são 10 anos como torcedor do Corinthians, clube que aprendeu a amar após ser convidado por um amigo para assistir um jogo. Na ocasião, conta que não acompanhava futebol e a torcida foi a primeira coisa que o impressionou, com o apoio incondicional.
“Vendo ali o espírito de determinação da torcida dos jogadores, aquilo ali me conquistou de imediato. Ali eu entendi que eu sempre tinha sido o Corinthians. Eu sempre fui o Corinthians, eu só não sabia. […] Foi naquele momento ali que o Corinthians passou a fazer parte da minha vida. Desde então eu passei a assistir os jogos, sempre que possível”, relata.
Com o tempo, Saymon passou a acompanhar mais o clube e começou a incorporar algumas coisas relacionadas a equipe a sua rotina, como camisas do Corinthians, colecionando as peças. Segundo ele, o torcedor Corinthiano é um apaixonado pelo clube e faz tudo o que for possível para assistir um jogo e para apoiar a equipe.
Apesar de ser a terceira maior torcida em Manaus, o Corinthians veio poucas vezes à cidade para jogar. Saymon esteve presente em três dessas ocasiões e conta a experiência e sensação de receber o time do coração em casa.
Ele também conta que, quando é para apoiar, o torcedor Corinthiano dá um jeito e sempre está lá, apoiando e que em 2019, todo mundo que tinha condição de ir ao jogo contra o Vasco, compareceu.
“Eu lembro que do jogo de 2019, foi um jogo contra o Vasco, veio gente do interior do estado, de Manacapuru, e também veio caravana de Boa Vista em Roraima, para você ver o poder que o Corinthians tem de mobilizar as pessoas”, relembra.
Rômulo Castro é mais um Manauara torcedor Corinthiano fanático pelo clube e lamenta a falta de jogos da equipe em Manaus. Segundo ele, falta aproximar mais o torcedor ao clube, levando jogos para outros estados do país além de São Paulo, estado de origem da equipe.
“Infelizmente a distância geográfica e condições climáticas da nossa região espanta qualquer jogo de clubes paulista aqui na nossa Arena. […] Meu sonho é um dia o clube promover o Programa Expedição Corinthiana, onde o clube firmaria uma parceria com empresas de transporte aéreo, hotéis no entorno da Arena Corinthians, e faria sorteios de ingressos para torcedores de cada região do país: um jogo só o norte; outro jogo só o nordeste; no outro só centro-oeste; etc. Isso seria maravilhoso!”, completa.