No dia 1º de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite, estabelecido em 2001 para destacar o leite como um alimento global.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para destacar o leite como um alimento global.

Segundo o ministério da Agricultura (Mapa), a relevância do setor leiteiro no Brasil é evidenciada pelos números que permeiam sua cadeia produtiva.

De acordo com a Pasta, a pecuária leiteira no país teve início em 1532 com 32 bovinos trazidos do continente europeu. Atualmente, o leite é produzido em 99% das cidades brasileiras, com uma produção anual de mais de 35 bilhões de litros.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou:

“O Brasil já é líder na produção e exportação de diversos produtos agrícolas, como soja, algodão, carne bovina e suína. Podemos também nos tornar um grande player mundial na produção de leite, e devemos nos dedicar para alcançar esse objetivo”.

Diferenças entre os lácteos

Neste 1° de junho, o Ministério da Agricultura esclareceu as diferenças entre os produtos lácteos: leite, creme de leite e leite condensado.

O ministério explicou que tipo de tratamento térmico determina a validade de cada tipo de leite. Eles são classificados conforme o teor de gordura em integral, parcialmente desnatado e desnatado, afetando o prazo de validade.

De acordo com a Pasta, o creme de leite é um produto lácteo rico em gordura obtido por processo tecnológico específico. Enquanto isso, o leite condensado resulta da desidratação parcial do leite, com adição de açúcar.

Inspeção

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (DIPOA) destaca que nenhum dos produtos permite a adição de ingredientes não lácteos.

Além disso, segundo o IBGE, houve um aumento no volume de leite captado em 19 das 26 Unidades da Federação participantes da Pesquisa Trimestral do Leite em 2023/22.

Recentemente, o Diário Oficial da União anunciou a publicação da Lei nº 14.870/2024, que institui o Dia Nacional do Produtor de Leite a ser celebrado em 12 de julho.