O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse, nesta sexta-feira (19), que o apagão cibernético deve servir de alerta para a regulamentação da Inteligência Artificial (IA).
Considerado uma das prioridades em 2024, o Projeto de Lei 2.338/2023 estabelece regras para o uso da IA no Brasil. Atualmente, está sob análise da comissão temporária formada pela Casa.
“Esse ambiente nos alerta para os riscos da segurança cibernética, e nos lembra ser essencial a regulamentação da inteligência artificial, projeto de minha autoria, para que tenhamos um cenário mais claro, seguro e adequado em relação ao uso de ferramentas virtuais e seus efeitos práticos sobre a sociedade”, disse Pacheco.
Leia mais: Apagão cibernético: veja outros países afetados pelo evento
Regulamentação da IA
Até o momento, o texto do PL ainda não teve consenso entre os senadores que dialogam buscando construí-lo da melhor forma. Entretanto, o acordo também precisa vir de fora.
Segundo o relator da matéria, senador Eduardo Gomes (PSD-TO) há um grande movimento das big techs, que se posicionam contrárias ao projeto. Ao todo, os parlamentares apresentaram 129, e deste total, apenas 21 foram acatadas totalmente.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.