Ícone do site Portal Norte

Diante do apagão, Pacheco reforça importância de regulamentar IA

Diante do apagão, Pacheco reforça importância de regulamentar IA.

Diante do apagão, Pacheco reforça importância de regulamentar IA. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil/Flickr.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse, nesta sexta-feira (19), que o apagão cibernético deve servir de alerta para a regulamentação da Inteligência Artificial (IA).

Considerado uma das prioridades em 2024, o Projeto de Lei 2.338/2023 estabelece regras para o uso da IA no Brasil. Atualmente, está sob análise da comissão temporária formada pela Casa.

“Esse ambiente nos alerta para os riscos da segurança cibernética, e nos lembra ser essencial a regulamentação da inteligência artificial, projeto de minha autoria, para que tenhamos um cenário mais claro, seguro e adequado em relação ao uso de ferramentas virtuais e seus efeitos práticos sobre a sociedade”, disse Pacheco.

Leia mais: Apagão cibernético: veja outros países afetados pelo evento

Regulamentação da IA

Até o momento, o texto do PL ainda não teve consenso entre os senadores que dialogam buscando construí-lo da melhor forma. Entretanto, o acordo também precisa vir de fora.

Segundo o relator da matéria, senador Eduardo Gomes (PSD-TO) há um grande movimento das big techs, que se posicionam contrárias ao projeto. Ao todo, os parlamentares apresentaram 129, e deste total, apenas 21 foram acatadas totalmente.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile