Faltando um mês para a chegada da Black Friday, os lojistas começam a se preparar para as vendas.

A data, tradicionalmente celebrada na última sexta-feira do mês de novembro, neste ano cai no dia 24.

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Mas, durante todo o mês de novembro as ofertas da aparecem pelo comércio nos mais diversos segmentos, nas lojas físicas e on-line.

Entretanto, especialistas alertam que os empreendedores que quiserem aproveitar o período para vender mais, devem planejar e definir estratégias.

Além de avaliar os produtos ou serviços que serão destacados, bem como o seu público-alvo e os descontos que serão oferecidos.

Black Friday: shoppings de Manaus ampliam horários - Foto: Portal Norte
Black Friday: shoppings de Manaus ampliam horários – Foto: Portal Norte

Dica do especialista

O analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Flávio Petry, explica que o brasileiro já incorporou a Black Friday em seu hábito de consumo.

“E, mesmo que não saiba exatamente o que procura ou sua necessidade, o consumidor busca aproveitar o momento pelo desejo de economizar”, completou.

Ainda de acordo com Flávio, a data é uma oportunidade para agregar valor ao negócio e mostrar que o consumidor está recebendo uma oferta especial.

“Saiba balancear a expectativa do seu cliente. Algumas pessoas buscam descontos expressivos, enquanto outras buscam melhores condições de entrega e disponibilidade do serviço”, acrescenta o analista do Sebrae.

Especialista de RR dá 6 dicas para aumentar vendas na Black Friday
Produtos eletrônicos – Foto: Reprodução/WhatsApp

Confira 6 dicas para aumentar vendas na Black Friday

  1. A Black Friday não acaba no dia 24. “A data faz parte da experiência de consumo e contribui para se aproximar do cliente. O pós-venda também pode ser um diferencial ao reverter uma situação negativa que tenha ocorrido durante a campanha ou abrir um canal de relacionamento”, ressalta Petry.
  2. Não precisa abaixar o preço de todos os produtos. “O dono do pequeno negócio deve tomar cuidado para não operar no vermelho e ficar atento se uma estratégia de saldão não vai gerar prejuízo”, alerta o especialista.
  3. Defina sua tática de vendas: escolha uma categoria de produtos para destacar as ofertas ou crie combos promocionais com itens que equilibrem as margens de lucro, oferecendo descontos progressivos, por exemplo.
  4. Atenção especial à precificação: avalie todos os custos envolvidos nos pontos físico e digital. “É importante entender o que oferecer e em quais condições em cada canal de venda. Coloque isso na ponta do lápis para não correr riscos”.
  5. Engaje sua equipe: o envolvimento dos colaboradores pode contribuir para resultados mais significativos. “Explique para sua equipe qual é a meta pretendida e a lógica está por trás daquela estratégia”, orienta o analista do Sebrae.
  6. Seja transparente: os consumidores estão atentos aos preços e começam a pesquisar os produtos e serviços do seu interesse antes da data. A expressão “Black Fraude” tornou-se conhecida após a frustração com alguns descontos oferecidos.
Especialista de RR dá 6 dicas para aumentar vendas na Black Friday
Black Friday – Foto: Reprodução/Agência Brasil

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