O Conselho Federal de Economia (COFECON) anunciou que a ex-presidente Dilma Rousseff foi eleita a “Mulher Economista de 2023“. Atualmente, Dilma é economista de formação e presidente do Banco Brics.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o COFECON, a escolha de Dilma como a Mulher Economista de 2023 “reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil”.

Governo

Dilma foi presidente do Brasil de 2011 até 2016, quando saiu do cargo por um processo de impeachment. Durante o governo Dilma, o país enfrentou uma das mais fortes crises da economia brasileira.

Em seu governo, Dilma enfrentou diversos protestos contra o governo petista. A Operação Lava Jato e o escândalo das pedalas fiscais agravaram ainda mais a insatisfação dos brasileiros.

Em setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para não suspender os direitos políticos de Dilma Rousseff, após o impeachment.

Dilma perdeu o mandato pelos crime de responsabilidade pela prática das chamadas “pedaladas fiscais” e pela edição de decretos de abertura de crédito sem a autorização do Congresso.

RELACIONADAS

+ STF forma maioria e mantém direitos políticos de Dilma

+ Banco do Brics empresta US$ 1 bilhão ao Brasil