O ministro Flávio Dino afirmou que está “feliz e honrado”, após ser aprovado no Senado para ocupar o lugar de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A declaração foi dada no X (antigo Twitter) na noite desta quarta-feira (13).

“Estou feliz e honrado. Agradeço a confiança do Presidente da República e do Senado Federal, que aprovaram a minha Indicação ao Supremo Tribunal Federal”, disse

Além disso, o atual ministro da Justiça, que toma posse no STF em fevereiro de 2024, afirmou que milhares de pessoas apoiaram a indicação dele, com “mensagens, postagens, orações, torcida”.

Confira:

O ministro Flávio Dino foi indicado pelo presidente Lula (PT) para assumir a vaga deixada no STF.

Nesta quarta-feira, ele foi sabatinado, em uma sessão que durou mais de 10 horas, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.


Foram 47 votos a favor, 31 contra e duas abstenções para aprovação de Dino pelo Plenário.

O futuro ministro, que ainda será empossado, em fevereiro de 2024, vai herdar um acervo de 343 processos em tramitação, entre ações e recursos, que eram de Rosa Weber.

RELACIONADAS

+ Oposição quer barrar nome de Flávio Dino ao STF

+ Lula oficializa indicação de Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet à PGR

+ Pacheco promete esforço concentrado para apreciar nomeações de Dino e Gonet 

Autoridades que parabenizaram Dino

Uma das principais autoridades do país, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, parabenizou tanto Dino, quanto Paulo Gonet pela aprovação.

“Parabenizo o ministro Flávio Dino e o Dr. Paulo Gonet pela confirmação, por parte do Senado, de seus nomes para o STF e para o comando da PGR. Homens de inquestionável conhecimento jurídico, farão um grande trabalho na defesa de nosso Estado Democrático de Direito, garantindo a estabilidade de instituições construídas com tanto esforço pelo povo brasileiro e seus representantes”.

O ministro Alexandre de Moraes também se pronunciou e afirmou que “coragem, seriedade, competência e lealdade institucional caracterizam esses dois grandes homens públicos do Brasil”, se referindo a Dino e Gonet.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também se pronunciou e falou sobre a trajetória e competência do ministro Flávio Dino.

“Parabéns ao novo ministro do STF! A trajetória e a competência de Flávio Dino serão uma grande contribuição ao Tribunal. Desejo sucesso ao amigo, aprovado hoje em sabatina no Senado, que com certeza continuará atuando para fortalecer a Justiça e o ambiente democrático no Brasil”, destacou.