Uma bolsa de doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Para atrair novos doadores, com isso, nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr) promove o lançamento da campanha “Doe Sangue”.

O evento terá início às 9h30 no Hemoraima, com uma ação que incluirá doação de sangue e uma blitz educativa realizada em frente ao local.

O principal objetivo da ação é incentivar que as pessoas doem sangue e conscientizar a sociedade sobre a importância desse gesto solidário, que pode ajudar a salvar vidas.  

A campanha envolve a colaboração de diversas instituições, unindo esforços para sensibilizar a população.

Entre as instituições que aderiram à campanha estão a Universidade Estadual de Roraima (Uerr), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea-RR), a Universidade da Amazônia (Unama), Universidade Estácio Atual, Faculdade Cathedral e Líder Instituto Educacional Roraima.

Após o lançamento da campanha, as instituições parceiras se comprometem a realizar doações de sangue a cada 15 dias, garantindo o abastecimento contínuo do estoque local.

O estoque de sangue do Hemoraima atende tanto a rede pública quanto a privada de saúde em Roraima.

Outras campanhas para doação de sangue serão realizadas

Além do evento de lançamento, a campanha prevê mais três datas ao longo do ano de 2024: 14 de junho (Dia Mundial do Doador de Sangue); 16 de setembro (Dia Mundial do Doador de Medula Óssea); e, 12 de outubro (Dia das Crianças).

Como ser um doador de sangue

Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns critérios estabelecidos pela unidade.

Precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

Durante a doação, é essencial apresentar um documento oficial com foto. No caso de menores de 18 anos, é necessário ter o consentimento formal dos pais ou responsável legal.

O processo de doação envolve um cadastro, seguido de uma entrevista e triagem.

Se não houver nenhum impedimento, o doador é encaminhado para a sala de coleta, onde a doação é realizada em um período que não ultrapassa os 10 minutos.

Doação de sangue: campanhas em Roraima tentam atrair novos doadores
Hemoraima Foto: SESAU/Divulgação