Um comerciante de 71 anos e um técnico em Enfermagem de 61 anos condenados por estupro de vulnerável foram capturados pela Polícia Civil (PC-RR) nesta quarta-feira (17), em Boa Vista-RR.
As prisões ocorrem em uma ação da polícia de combate ao estupro de vulneráveis em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Conforme relatou a PC, os condenados foram apresentados na Audiência de Custódia na manhã desta quinta (18).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
“Nossa prioridade é sempre cumprir prisões de crimes como esses, que causam repúdio à sociedade”, acrescentou a polícia.
A população pode ajudar a denunciar crimes e informações sobre fugitivos pelo contato (95) 98414-0249.
Casos de estupro
O primeiro idoso a ser preso foi o comerciante de 71 anos. Ele cometeu o crime em 2016 contra a enteada que tinha 11 anos na época.
A vítima ficou grávida após a violência e foi obrigada a abortar.
Após isso, ela contou para a mãe sobre o caso e mudou-se para o município de Normandia, ao norte de Roraima, para morar com avó.
No local, a família denunciou o caso ao Conselho Tutelar.
O homem foi sentenciado à pena de 26 anos e três meses de reclusão em regime inicialmente fechado.
RELACIONADAS
+ Idoso é condenado a 13 anos de prisão por estupro de nove crianças em RR
+ Homem que incendiou casa de ex-mulher é condenado a 7 anos de prisão em RR
+ Ossada humana é encontrada no Distrito Industrial de Boa Vista-RR
O técnico de enfermagem de 61 anos foi o segundo a ser preso durante a ação. A vítima foi uma mulher de 32 anos.
O crime ocorreu no ano de 2010 em um hospital público de Boa Vista quando a vítima precisou ser medicada pelo homem que trabalhava na unidade.
Ele levou a mulher até uma sala de funcionário alegando que o local seria mais confortável para ela ser medicada, dopou a mulher e a estuprou.
“A vítima ao acordar, ainda muito grogue, foi ao banheiro e percebeu que havia sido estuprada. Na ocasião, agarrada com um lençol do hospital, ela foi encontrada no corredor do Hospital, por um policial civil que achou seu estado muito estranho e a auxiliou, a levando ao Setor Administrativo do Hospital. O policial também a orientou a procurar a Delegacia, onde registrou Boletim de Ocorrência”, detalhou a polícia.
O técnico em enfermagem foi condenado pela Vara de Vulneráveis à pena de oito anos, dez meses e 15 dias, em regime inicialmente fechado.
Ele foi preso em sua residência no bairro Raiar do Sol.
Violação de crianças
Em 2022 a Polícia Civil de Roraima registrou 523 casos de estupro de vulnerável em todos os 15 municípios.
Desse total, 321 ocorreram na capital Boa Vista. De janeiro a abril deste ano, foram registradas 84 denúncias na cidade.
O estupro de vulnerável se classifica como sendo a conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso com menores de 14 anos, com ou sem consentimento do menor; e pessoas que, por enfermidade ou deficiência mental, não possuem o discernimento necessário para a prática do ato ou que, por qualquer outra razão, não possa oferecer resistência.