A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) destacou, durante pronunciamento em Plenário nesta semana, que a luta pelos direitos da mulher será permanente. Dorinha ressaltou a necessidade de assegurar igualdade na representação entre homens e mulheres nos espaços públicos do país.
“Nossa luta hoje não está mais centrada somente na garantia dos direitos básicos para todas as mulheres, mas em assegurar que os espaços públicos tenham a representação igualitária de homens e mulheres, nos seus postos de destaque”, reforçou a senadora.
Dorinha destacou que mesmo que o sexo feminino represente mais de 50% da sociedade brasileira, há falta de espaço para mulheres na política.
“Hoje somos 46% de mulheres filiadas a partidos políticos, entretanto, não representamos 34% das candidaturas”. Para Dorinha, aumentar a participação das mulheres no mundo político é fundamental para o fortalecimento da democracia.
Ainda de acordo com a senadora, lutar pelo direito das mulheres e por mais representantes femininas em cargos de destaque é um dever do poder público.
“Reconhecemos que somos mais de 50% da população. Na área da educação, o número de mulheres com graduação, mestrado e doutorado é muito maior que o dos homens. Isso mostra que não é um favor ocuparmos nossos espaços. Queremos respeito e que condições nos sejam dadas”, explicou.