A senadora Professora Dorinha (União-TO) foi escolhida como relatora do projeto de lei (PL) que trata do Novo Ensino Médio no Senado Federal, aprovado na noite de quarta-feira (20/3) pelo plenário da Câmara.

Dorinha foi relatora do PL da Escola em Tempo Integral e, quando ainda era deputada, em 2020, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

No ano passado, a senadora sugeriu a recomposição da carga horária da formação geral básica em seu relatório na Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio.

O texto aprovado na Câmara foi fruto de intensa negociação entre o relator, deputado Mendonça Filho (União-PE), o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Ele estabelece carga horária da formação geral básica de 2,4 mil horas para matérias obrigatórias, consideradas da base geral, e 600 horas para as optativas, que dependem dos itinerários formativos escolhidos pelo aluno.

A formação geral básica para os alunos que estudam na modalidade do ensino médio com curso técnico terá carga horária de 1,8 mil horas. O  restante da carga será dedicado ao curso técnico e poderá variar de acordo com a demanda do curso.