A polícia espanhola interceptou três drones submarinos construídos para contrabandear drogas pelo mar, a partir do Marrocos. As informações são da BBC.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Uma investigação da polícia da Espanha que durou 14 meses resultou na prisão de oito pessoas nas cidades de Cádiz, Málaga e Barcelona.

A polícia diz que a operação desmantelou uma gangue suspeita de construir os veículos e fornecê-los a traficantes de drogas em toda a Europa.

As cápsulas não tripuladas são aparentemente capazes de transportar até 200 quilos de carga.

As autoridades espanholas dizem que é a primeira vez que descobrem um veículo subaquático capaz de ser operado sem tripulação.

“Esses dispositivos podem permitir que traficantes transportem grandes quantidades de drogas de forma remota pelo Estreito de Gibraltar”, afirmou a polícia em comunicado à imprensa.

O Estreito de Gibraltar é a faixa de mar que separa o Marrocos da Espanha.

Segundo as autoridades, um dos submarinos já havia sido finalizado e os outros dois ainda estavam em construção.

A polícia também apreendeu 14 kg de haxixe, 8 kg de maconha, mais de 157 mil euros (R$ 860 mil) em dinheiro e seis drones aéreos grandes.

Os veículos poderiam ser operados por traficantes de drogas a partir de qualquer lugar do mundo usando um dispositivo de internet e sistemas de navegação GPS.

Autoridades alegaram que a quadrilha se especializou na construção de uma ampla gama de veículos aéreos, terrestres e marítimos destinados especificamente ao transporte de drogas e os acusaram de fornecer os dispositivos a organizações criminosas na Dinamarca, na Itália, na França e na Espanha.

______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS