Nesta quarta-feira (27), o goleiro brasileiro Ederson, integrante do Manchester City, foi agraciado com o prestigioso título de melhor goleiro do mundo em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Com impressionantes 145 pontos, o atleta de 30 anos superou rivais de peso, incluindo Emiliano Martínez, do Aston Villa, e Thibaut Courtois, do Real Madrid.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ederson, que se torna o segundo goleiro brasileiro a conquistar tal honraria, segue os passos de Alisson, do Liverpool, vencedor há quatro anos.

Sua contribuição como titular na Tríplice Coroa do Manchester City na temporada 2022/23 (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League) destaca-se pela consistência e habilidade demonstradas ao longo do ano.

Dibu Martínez, do Aston Villa, e Courtois, do Real Madrid, completaram o pódio, acumulando 76 e 73 pontos, respectivamente. Alisson, também representando o Brasil, ficou em oitavo lugar, somando 19 pontos.

O processo de seleção, conduzido pela IFFHS, envolveu a participação de um júri composto por jornalistas esportivos e especialistas em futebol, distribuídos por mais de 120 países ao redor do mundo, conforme anunciado pela federação.

Ederson continua na disputa pelo prêmio de melhor goleiro do mundo no The Best, da Fifa, concorrendo com Courtois, do Real Madrid, e Bono, ex-Sevilla e atualmente jogador do Al Hilal.

Confira o ranking de melhores goleiros do mundo em 2023 pela IFFHS:

  1. Ederson (Brasil/Manchester City) – 145 pontos
  2. Dibu Martínez (Argentina/Aston Villa) – 76
  3. Courtois (Bélgica/Real Madrid) – 73
  4. Ter Stegen (Alemanha/Barcelona) – 58
  5. Oblak (Eslovênia/Atlético de Madrid) – 36
  6. Donnarumma (Itália/PSG) – 23
  7. Bono (Marrocos/Sevilla e Al-Hilal) – 22
  8. Alisson (Brasil/Liverpool) – 19
  9. Onana (Camarões/Inter de Milão e Manchester United) – 16
  10. Maignan (França/Milan) – 13

RELACIONADAS

+ Alisson e Ederson estão entre os dez goleiros mais caros do planeta

+ Fifa anuncia indicados ao prêmio The Best