A editora Valer vai lançar no próximo sábado, 21, a partir das 10h, o livro “Cidade Mítica – uma poética das ruínas ou a cidade vista pelo imaginário do artista”, de Bernadete de Andrade (1953-2007). Além do lançamento da obra, a editora também vai realizar uma conversa franca. O evento será transmitido através do Facebook da Valer.

Vão participar da live: o filho da artista e mestre em comunicação pela UFAM, Gabriel de Andrade, a irmã e professora Magela Andrade, o escritor João Paes Loureiro, a escritora Priscila Pinto, professora Socorro Jatobá, a escritora Lúcia Rocha e a jornalista Mirna Feitoza. E quem comanda a mediação do bate-papo é a doutora em Filosofia e coordenadora editorial da Editora Valer, Neiza Teixeira.

O trabalho de Bernadete sempre foi voltado para a região amazônica. Era uma artista que valorizava a região.

A artista resgata em suas telas a História soterrada dos povos tradicionais da Amazônia. Ainda nesta obra, ela apresenta um profundo conhecimento do grafismo indígena, pintura e desenho étnico, para o qual  desempenhou  a pesquisa de campo na comunidade supracitada, composta por estas cinco etnias: Sateré, Mura, Tukano, Dessana e Baniwa.