Previsto para ser divulgado na próxima semana, em 14 de fevereiro, o resultado das provas do Enem de 2022 será adiantado para esta quinta-feira (9).

É o que informou o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira (8).

Anúncio foi feito durante divulgação dos dados do Censo Escolar de 2022 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep), que evidenciou aumento de matrículas na educação básica da rede privada.

Informações são diagnóstico da educação durante e após a pandemia de Covid-19.

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Na ocasião, Camilo Santana criticou as ações adotadas pela pasta na gestão anterior.

“O governo não teve o olhar que a educação merece nesse País. Não houve adoção de política nacional para estimular escola em tempo integral, para garantir alfabetização na idade certa e para garantir conectividade nas escolas, afirma.

O ministro também disse que o MEC não realizou nenhum papel integrador com governadores e prefeitos para recuperar a aprendizagem dos estudantes depois da pandemia.

Vagas em creches

Por anos o Brasil enfrenta dificuldades em garantir vagas em creches conforme o número de demanda.

O ministro do MEC admitiu que o assunto continuará sendo um obstáculo.

“É provável que a Educação não consiga cumprir com a meta estabelecida no Plano Nacional da Educação de atingir 5 milhões de matrículas nas creches até 2024”, disse.

Crise educacional Yanomami

Além dos problemas de saúde, Camilo Santana também apresentou outra dificuldade encontrada na terra indígena Yanomami.

“Nenhum professor da região tem formação em nível superior”.

Censo Escolar 2022

Para Camilo Santana, é preciso planejar estratégias para garantir a frequência de crianças e jovens nas escolas, em regime de colaboração entre estados e municípios, já que “no País, 50% das matrículas são dos municípios e 30% dos estados”.

Outros pontos apresentados por Carlos Eduardo Moreno sobre o Censo Escolar 2022.

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem queda de matrícula.
  • A população de 4 a 17 anos que estava fora da escola era de 1,04 milhão.
  • Foram 14.553.030 matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental (redes federal, estadual, municipal e privada)
  • Dessas, mais de 10 milhões apenas nas redes municipais (anos iniciais do ensino fundamental).
  • Na educação infantil, apesar de não ser obrigatório, 36% das crianças até 3 anos frequentavam a escola no ano passado. A meta para 2024 é atingir 50% desse público.
  • Havia 74.4 mil creches em funcionamento no Brasil.
  • 33,6% dos alunos de creche estavam matriculados na rede privada e 50,7% desses alunos estavam em instituições conveniadas com o poder público.

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Desafios da educação

Por anos o Brasil enfrenta dificuldades em garantir vagas em creches conforme o número de demanda.

O ministro do MEC admitiu que o assunto continuará sendo um obstáculo.

“É provável que a Educação não consiga cumprir com a meta estabelecida no Plano Nacional da Educação de atingir 5 milhões de matrículas nas creches até 2024”, disse.

Além dos problemas de saúde enfrentados pelos ianomâmis, Camilo Santana também apresentou outra dificuldade encontrada na terra indígena Yanomami.

“Nenhum professor da região tem formação em nível superior”.