As eleições unificadas para conselheiros tutelares do Tocantins serão realizadas em outubro.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) desempenhará um papel crucial nesse evento, fornecendo as urnas eletrônicas que serão utilizadas nos 139 municípios do estado.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A responsabilidade pela apuração e totalização dos votos será do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

“A Justiça Eleitoral está orgulhosa em auxiliar essas instituições a realizar eleições que permitam uma escolha verdadeiramente democrática”, destaca Valdenir Borges Júnior, secretário de tecnologia da informação.

A importância dos conselhos municipais no amparo às crianças e adolescentes é reforçada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A seleção dos conselheiros tutelares ocorre a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro subsequente ao da eleição presidencial.

O voto, assegurado pelo ECA, é sigiloso e opcional, permitindo que a comunidade participe ativamente desse processo que envolve a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes.

Preparando-se para esse evento democrático, os conselheiros municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram de uma capacitação no mês de junho.

RELACIONADAS

+ Novo Airão se despede do conselheiro tutelar morto no sábado

+ Acusado de matar conselheiro tutelar é preso em Novo Airão

+ CMM aprova projeto de lei que reajusta salário dos conselheiros tutelares em Manaus