O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRERR) se prepara para a realização da eleição 2024 (suplementar) do município de Alto Alegre, marcada para este domingo, 28. A votação ocorrerá das 8h às 17h

Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

Mais de 11,2 mil pessoas vão às urnas. Os eleitores que residem na região, constam com o cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral até o dia 29 de novembro de 2023. 

Portanto, os eleitores terão a responsabilidade de decidir diretamente quem será o representante da prefeitura do município até o final de 2024.

As eleições suplementares foram designadas pelo TRE, através da Resolução nº 513/2024, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do prefeito Pedro Henrique Machado (PSD) e da vice Simone Friedrich (PSD). Confira a matéria.

Essas eleições suplementares de 2024 não anulam a eleição que ocorrerá em outubro deste ano em todo o país. O candidato eleito em será responsável por governar a cidade até o dia 31 de dezembro.

Documentos para votar

Os procedimentos para a votação em uma eleição suplementar são idênticos aos de um pleito ordinário.

Portanto, é preciso comparecer à seção eleitoral portando documento oficial de identificação com foto e o título eleitoral, se o possuir.

 O e-Título também pode ser apresentado para se identificar perante a mesária ou mesário.

É proibido a qualquer pessoa portar, no recinto da cabina de votação, aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho do gênero.

Eleição 2024- Carga e Lacre das Urnas

O Tribunal realizou na última terça-feira, 23, no Cartório da 1ª Zona Eleitoral, a preparação das 56 urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição suplementar 2024. 

Assim, serão 41 urnas de seção e 15 urnas de contingência, caso haja a necessidade de substituição.

A cerimônia foi pública e incluiu as atividades de carga de aplicativos, testes de funcionamento, auditoria de verificação pré e pós eleição (VPP), identificação e aposição de lacres nas urnas de seção e de contingência .

Eleições 2024- Logística

Cerca de 20 servidores do TRE-RR estarão trabalhando durante as votações. Desde a preparação das seções até o acompanhamento do fluxo de votação.

A infraestrutura da eleição suplementar 2024 terá um custo de R$454.890,00. Esse valor suprirá demandas como: pessoal e logística para os 14 locais de votação na 3ª Zona Eleitoral, que abrange todo o município de Alto Alegre.

Eleições suplementares 2024
Munícipio de Alto Alegre-RR – Foto: Reprodução

O acesso à comunidade indígena SIKAMAPIÚ terá o apoio da Força Aérea Brasileira para o deslocamento das urnas e da equipe que trabalhará na eleição.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Roraima