O Grupo Norte de Comunicação (GNC) realizou nesta sexta-feira (2) o debate entre os candidatos ao vice-governador do Amazonas.

O debate iniciou às 10h. No estúdio, da esquerda para a direita, a posição dos candidatos ficou da seguinte forma:

Da esquerda para a direita no estúdio, a posição dos candidatos ficou da seguinte forma:  Anne Moura (PT), Cristiane Balieiro (PSB), Engenheiro Machadão (PDT), Tadeu de Souza (Avante), Beto Michiles (PSDB), Thomaz Barbosa (Psol) e Vera Lúcia Castelo Branco (Podemos).

Por conta da impugnação da candidatura de Vera Lúcia pelo TRE-AM, ela não participou do debate.

O candidato Tadeu de Souza (Avante) não compareceu ao debate.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

1º bloco: tema: Apresentação

O primeiro bloco começou com a apresentação dos candidatos a vice-governador do Amazonas com a pergunta feita pelo mediador, jornalista Clayton Pascarelli, “por que ser vice do candidato da chapa”, com o tempo de 1,5 minutos para cada.

A ordem de apresentação foi sorteada às 8h30 no estúdio.

Beto Michiles foi o primeiro a se apresentar, de acordo com o sorteio feito antes de iniciar a programação mediante a presença da assessoria de cada candidato.

Michiles destacou que o candidato Amazonino Mendes (Cidadania), de quem é vice, havia prometido, há cerca de um ano, que ele seria seu vice na chapa pela história que tem na política.

Em seguida o candidato a vice-governador de Israel Tuyuka (PSOL), Antônio Raimundo Dias Barbosa, mais conhecido como ‘Thomaz Barbosa’, disse que é um candidato leal a chapa e que pretende “resgatar a dignidade do estado”.

A vice de Ricardo Nicolau (Solidariedade), Cristiane Balieiro, foi a terceira candidata a se apresentar e disse que sente estar pronta para o cargo.

Cláudio Machado, mais conhecido como ‘Engenheiro Machadão’, vice na chapa de Carol Braz (PDT), foi o quarto na apresentação e destacou que pretende “servir da melhor forma tanto a nação quanto o estado do Amazonas”.

Anne Karolyne Moura de Souza, mais conhecida como ‘Anne Moura’, vice de Eduardo Braga (MDB) na chapa, foi a última a se apresentar e disse que pretende representar as mulheres junto de Braga.

2º bloco – Tema Livre

A candidata Anne Moura perguntou ao candidato Beto Michiles qual seria a proposta do candidato sobre a situação da fome e a miséria em nosso estado que tem aumentado cada vez mais.

Beto Michiles disse que a proposta é o valor do cartão de auxílio seja triplicado, além de cestas básicas para mulheres que são arrimo de família. Outra forma é estimulando o setor primário.

O Engenheiro Machadão perguntou qual a proposta de Anne Moura juntamente com seu candidato, para a infraestrutura em relação ao acesso aos municípios de Humaitá e Manicoré através da BR-319.

Anne Moura disse que é muito importante levar em consideração que nós vivemos em um estado que tem boa parte da floresta em pé e que a preservação da nossa região também é muito importante.

A candidata disse ainda que é claro que querem a BR-319, mas deve ser levado em consideração o povo que lá mora, sem compreender sobre a economia local. Isso é uma das propostas defendidas por ela e pelo governador, valorizando o que cada polo tem para desenvolver.

Com base nos últimos acontecimentos referente ao IPI [Imposto sobre produtos industrializados], Cristiane Balieiro perguntou ao candidato Tomaz Barbosa qual a proposta da coligação para o Polo Industrial de Manaus.

O candidato respondeu que a Zona Franca (ZF) precisa ser mantida, consolidada, resgatada e abrir novos projetos industriais. Segundo ele, o IPI é vantagem competitiva e precisa ser tratado diferentemente aqui na ZF.

Disse ainda que é necessário investimento em outras áreas econômicas para não depender de um polo único, de um produto único.

Em pergunta ao candidato Engenheiro Machadão, Tomaz Barbosa perguntou o que o partido para garantir o abastecimento e tentar erradicar a fome no estado.

Em resposta, Machadão disse todas as propostas que estão sendo apresentadas são oportunidades para sanar uma situação temporária, mas que é importante fortalecer as bancadas de deputados estaduais e federais. Esses por sua vez têm que trazer recursos para o nosso estado e não para outros.

Beto Michiles disse que sua pergunta era para o vice do atual governador, mas por ele não se encontrar presente, dirigiu-se a candidata Cristiane Balieiro. O candidato perguntou onde existe uma obra construída pelo governo atual que ele procura e não acha.

Cristiane Balieiro relembrou as greves que aconteceram no âmbito da educação no governo atual e disse que a classe precisou ficar debaixo de sol e chuva, lutando e pleiteando direitos.

Aproveitou para perguntar onde está o dinheiro que não se é visto na educação e nem em outras obras. Concluiu dizendo que sua coligação tem planos para a saúde, elevando a capital como a melhor no âmbito e que profissionais serão contratados, além da construção de quatro hospitais.

3º bloco: Tema sorteado – Emprego e Renda

O candidato Beto Michiles iniciou o debate e escolheu o candidato Thomaz Barbosa (Psol) para perguntar sobre o economia, construção civil e Zona Franca de Manaus.

Thomaz Barbosa falou que o o Estado deve desenvolver a economia sustentável, produzir mais alimentos, garantir a Zona Franca, realizar trabalhos na infraestrutura e invetir no setor primário. Além de incentivar em investimento de tecnologia para UEA.

Beto Michiles falou sobre a geração de emprego na construção civil, com a proposta da construção de 10 mil residência com energia solar. Incentivar a produção industrial, e criar matriz econômica e o polo de petróleo e gás em Itacoatiara.

Engenheiro Machadão (PDT) perguntou para Beto Michiles (PSDB) sobre propostas emprego e renda no sul do Amazonas.

Beto Michiles falou em construir os quilômetros que falam na BR 174 e BR 319. E fomentar a plantação de soja, milho, criação de ração e psicultura no inteiror do Estado.

Engenheiro Machadão falou sobre incentivo de produção de peixe no Estado, e criar emprego no interior do Estado.

Cristiane Balieiro (PSB) perguntou para Anne Moura (PT) perguntou sobre a geração de emprego e renda, e matrizes econômica no interior do Estado.

Anne Moura respondeu que irá garantir os empregos que já existe, e evitar como ataques na ZFM. Que seu governo irá valorizar bioecômia, como artesanato e pesca. Explicou sobre o projeto Novo Cidadão que irá dar um auxílio para o jovem ficar na escola, qualificação. E investimento para potenciar o turismo no Estado.

Cristiane Balieiro falou sobre a potência do Estado em gerar fertilizando através do potássio e de outras riquezas minerais.

Em seguida, Anne Moura perguntou para Engenheiro Machadão sobre a criação de emprego em renda na construção civil.

Engenheiro Machadão falou que a construção civil é o termômetro do crescimento economico do Estado. Em garantir os empregos no Polo industrial de Manaus e de garantir que construtora que realizam obras no inteiror contatem moradores dessas cidades para gerar empregos neses municípios.

Anne Moura falou sobre que a construção civil será movimentada através do minha casa e minha vida, e na construção de mais escolas, hospitais e maternidades.

Thomaz Barbosa perguntou para Cristiane Balieiro propostas econômicas para desenvolver o Estado e melhorar os índices do Amazonas. E sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

Cristiane Balieiro falou sobre a criação do polo de fertilizante, incentivo de  tecnologia no campo. Fomentar, incentivar, impulsionar o ribeirinho no inteiror através do FTI. 

_________________________

RELACIONADAS

+ AO VIVO: assista ao debate com candidatos a vice-governador do AM no Grupo Norte de Comunicação

+ Eleições 2022: candidato a vice-governador do AM Engenheiro Machadão chega para debate no Grupo Norte de Comunicação

+ Eleições 2022: candidato a vice-governador do AM Humberto Michilis chega para debate no Grupo Norte de Comunicação

+ Eleições 2022: candidata a vice-governadora do AM Anne Moura chega para debate no Grupo Norte de Comunicação

+ Eleições 2022: candidato a vice-governador do AM Thomaz Barbosa chega para debate no Grupo Norte de Comunicação

+ Eleições 2022: candidata a vice-governadora do AM Cristiane Balieiro chega para debate no Grupo Norte de Comunicação

+ Eleições 2022: sorteio define ordem de candidatos a vice-governador no debate da TV Norte AM

_________________________

4º bloco: Tema sorteado – Segurança pública

Com o tema definido ao vivo em sorteio, o quarto bloco do debate abordou o tema Segurança Pública.

O candidato Thomaz Barbosa iniciou a rodada perguntando à candidata Anne Moura sobre as propostas da coligação da qual ela faz parte para a segurança do Estado.

Em resposta, Anne disse que é preciso ter um investimento nos profissionais da educação e em projetos sociais, para que, segundo ela, o cidadão tenha perspectiva e não entre no mundo da criminalidade.

Ela também disse que há projetos junto ao governo federal para equipara os profissionais da segurança pública. A segurança da mulher foi destacada por Anne Moura.

Na sequência, o candidato Beto Michilis perguntou ao Engenheiro Machadão (vice de Carol Braz) qual o plano de governo para a segurança pública.

Machadão respondeu que é preciso priorizar o policial militar, o policiamento ostensivo, oferecendo treinamento e reabrindo delegacias.

A candidata do Solidariedade, Cristiane Balieiro, direcionou sua pergunta ao candidato do PSOL, Tomaz Barbosa. Na ocasião, ela quis também quis saber sobre as propostas da coligação da qual ela faz parte a segurança no Estado.

O vice de Israel Tuyuca respondeu que é preciso fortalecer a economia do Estado, para que se possa investir em segurança pública pesadamente; descentralizar os quartéis, os comandos pelo interior do Amazonas, criar um comando em cada calha e fortalecer a Inteligência do Estado.

Ele também falou sobre treinamento para as polícias e retirada dos especialistas dos gabinetes para as ruas. Salário e saúde para os profissionais da segurança pública também foram citados.

Em seguida, Engenheiro Machadão perguntou à Cristiane Balieiro qual o planejamento dela para ajustar o policiamento civil e militar no combate às drogas.

A candidata respondeu que é preciso ter uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Guarda Nacional, no que diz respeito à segurança nas fronteiras do Estado. Ela também mencionou a valorização da segurança pública, por meio das polícias. Ela disse que o compromisso da coligação é a valorização da categoria.

A candidata Anne Moura (vice de Eduardo Braga) perguntou a Beto Michilis (vice de Amazonino) quais as propostas da coligação para a segurança da mulher.

Michilis respondeu que é preciso criar uma estrutura para que o agressor da mulher seja punido. Segundo ele, é necessário um conjunto de ações, tanto do Executivo quanto do Judiciário, que precisam ser aplicadas para que esse tipo de crime não aconteça no Estado.

5º Bloco: Tema livre

O quarto bloco de debates entre os candidatos a vice-governador do Amazonas começou com a pergunta de Thomaz Barbosa para Beto Michiles.

Barboza perguntou quais as propostas de habitação para capital e interior do Amazonas.

Michiles respondeu que o “melhor programa social para a construção de habitações é emprego estimulando a constituição civil”.

A próxima pergunta foi feita de Beto Michiles para Anne Moura, que continuou perguntando quais propostas a candidata faria para construir moradias.

Anne Moura afirmou que a proposta da chapa é “trazer recursos para gestão aliado ao Lula, retomando seus projetos para o estado”.

Cristiane Balieiro seguiu o bloco perguntando para o candidato Engenheiro Machadão, perguntou sobre a Saúde do Estado, quais as propostas.

Machadão lembrou a crise do oxigênio, na pandemia de covid-19 e acusou o governador Wilson Lima de assassino.

Na sua proposta ele disse que pretender cuidar da Saúde do estado “capacitando e colocando profissionais de saúde para atender todo o estado”.

Na vez de Engenheiro Machadão, a pergunta foi feita para Thomaz sobre a administração do estado.

Thomaz disse que pretende “ajudar Israel (candidato ao governo do AM) a administrar o estado levando hospitais aos rios”.

Anne Moura perguntou para Cristiane Balieiro, ela continuou falando sobre a Saúde do estado relacionado como será administração para as mulheres.

Balieiro disse que o estado tem altos índices de câncer, e uma solução seria mulheres ocuparem cargos na política para dar mais atenção as mulheres do Amazonas.

6º Bloco: considerações finais

Anne Moura conseguiu um direito de resposta em relação a fala do candidata Engenheiro Machadão, e afirmou que estudou enfermagem, porém não exerceu a profissão. 

No sexto e último bloco, os cinco candidatos tiveram 1 minuto e 30 cada para fazerem suas considerações finais.

Por ondem de sorteio, Thomaz Barbosa (Psol) foi o primeiro. Ele iniciou seu discurso agradecendo a oportunidade do GNC. Na sequência disse que trouxe perguntas e sugestões para ajudar no crescimento do Amazonas como a criação de novas matrizes econômica, e o perdão de dívidas de ribeirinhos.

Engenheiro Machadão (PDT) mandou um abraço para todos que estavam assistindo o debate. E disse que teve a oportunidade de mostrar o trabalho e as ideas de sua candidata ao governo. E convidou o público para a seguir as redes sociais. 

Anne Moura (PT) agradeceu a oportunidade de participar do debate do Grupo Norte. Disse que está preparada e que aprendeu muito com sua tragetória. Finalizou dizendo que quer representar as mulheres, que são a maioria dos eleitores no país.

Cristiane Balieiro (PSB) agradeceu a oportunidade de poder mostrar suas proposta, e espera que o debate entre os vices-governadores vire tradição. Lembrou que as mulheres são capazes de estar em lugares de poder. E que irá trabalhar para as pessoas, em especial para o empreendedorismo.

Beto Michiles (PSDB) disse que é uma grande honra ser vice do seu candidato. Disse que irá implantar o maior programa de combate a fome, ao desemprego, e de segurança. Finalizou falando de projetos já realizado pelo seu candidado ao goberno.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS