Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu, nesta quinta-feira (25), o uso de celulares nas cabines de votação. 

Os ministros decidiram reforçar o sigilo do voto no país. Com o aparelhor o eleitor poderia fazer imagens do resultado da urna.

Os eleitores deveram entregar o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico antes de entrar na cabine de votação no dia do pleito.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A decisão do TSE veio após o questionamento do partido União Brasil se permanecem em vigor os dispositivos no sentido de que poderão ser utilizados detectores portáteis de metal para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabina de votação nas seções eleitorais onde houver indícios de coação aos eleitores.

“É ilegal a entrada, o ingresso com telefones celulares na cabine de votação. É crime eleitoral”, resaltou o presidente do órgão, ministro Alexandre de Moraes.

O celular não poderá estar guardado no bolso no ato da votação. Em caso de descumprimento, Polícia Militar poderá ser acionada.

________________________________________

RELACIONADAS

+ Eleições 2022: prazo para pedido de voto em trânsito de agentes das Forças Armas e de outras profissões encerra nesta sexta-feira

+ Eleições 2022: número de mesários voluntários quase dobrou entre 2018 e 2022

+ Eleições 2022: mesários poderão fazer treinamento on-line através de aplicativo

________________________________________

Ele destacou que o aparelho pode ser usado ilegalmente no dia da eleição, como relatos de milícias exigindo vídeos dos eleitores para comprovarem em quem votaram, o oferecimento de vantagem em troca do voto e até tentativa de fazer vídeos mostrando falsos problemas nas urnas.

“Entendo que nós não devemos vedar de forma absoluta a possibilidade de utilização de detector de metais”, afirmou Moraes.

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que, quem não quiser deixar o celular com o mesário, “já saberá de antemão que deverá deixar o celular em casa ou com algum parente”.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image