Nesta sexta-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp lançaram um pacote de figurinhas para as Eleições Gerais de 2022.  A ação incentiva os usuários a checar informações recebidas. 

A proposta tem o objetivo de engajar o eleitorado usando uma forma popular de comunicação no aplicativo: o envio de figurinhas para amigos e familiares.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O pacote Eleições 2022 traz 12 figurinhas estáticas e uma animada, que estimulam os usuários a estarem atentos a informações duvidosas e a buscarem a fonte das informações recebidas.

As imagens seguem o mote da campanha contra a desinformação “Vamos juntos combater as informações falsas”.

A campanha busca dar mais visibilidade às parcerias estabelecidas pelo aplicativo com o objetivo de combater notícias falsas e aumentar o acesso a informações confiáveis, de uma maneira prática e segura.

Conforme previsto na parceria, o WhatsApp implementou diversas iniciativas para contribuir para a integridade das eleições brasileiras.

Entre as iniciativa está acriação de um canal para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa no aplicativo, o que não é permitido nos Termos de Serviço da plataforma nem na legislação eleitoral.

________________________________________

RELACIONADAS

Eleições 2022: TSE identifica R$ 605 milhões em transações suspeitas de campanhas

Eleições 2022: Forças Armadas vão apoiar TSE na segurança do pleito

+ Eleições 2022: Centro de Divulgação das Eleições começa a funcionar no TSE

________________________________________

Tira-Dúvidas

Também foi aprimorado o Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp.

A ferramenta agora conta com uma função inédita que permite que eleitores busquem por assuntos referentes ao processo eleitoral e recebam imediatamente conteúdos verificados por um grupo de organizações de checagem parceiras do Tribunal.

Para realizar a busca, é possível enviar uma palavra, link, imagem, vídeo ou áudio para verificação.

Caso o conteúdo buscado pelo eleitor ainda não tenha nenhuma correspondência já verificada, a informação será encaminhada para o grupo de checadores de fatos.

O eleitor poderá se cadastrar para receber uma notificação quando esse conteúdo estiver disponível.