A juíza de Alto Alegre Sissi Schwantes anulou, nesta segunda-feira, 27, a posse do prefeito, Wagner Nunes (Republicanos), e vice-prefeito, Irmão Max (Progressistas). Ambos venceram as eleições em Alto Alegre, após determinação de pleito suplementar. 

Por conta de uma ação apresentada pelo Ministério Público de Roraima (MPRR), a decisão da magistrada reconstitui o dia 7 de junho, como data marcada para a solenidade de posse.

Caso a determinação não seja atendida, a decisão prevê multa diária de R$1 mil. A cerimônia que deu posse aos eleitos ocorreu na última sexta-feira, 24.

Suspeita de irregularidades nas eleições em Alto Alegre

A cerimônia de posse do prefeito Wagner Nunes (Republicanos) e do vice-prefeito Max Silva (Progressistas) chegou a ser suspensa por 90 dias em Alto Alegre, interior de Roraima

Portanto, a função de prefeito ficou mantida com o presidente da Câmara dos vereadores, Valdenir Magrão (MDB). 

A decisão de suspender a posse foi do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR). Isso ocorreu após Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo Partido MDB, em virtude de abuso de poder econômico e político. 

No documento, o partido alegou a prática de abuso do poder político entrelaçado com abuso de poder econômico, corrupção e fraude. 

O fato ocorreu em virtude de inúmeras condutas vedadas e ilícitos eleitorais reprováveis. Por isso, a  juíza do da Zona Eleitoral de Alto Alegre, Sissi Schwantes, determinou uma eleição indireta para o município.

Ou seja, os vereadores da Câmara Municipal poderiam ser os responsáveis por decidir quem será o prefeito.

Portanto, o ex-prefeito Pedro Henrique foi cassado definitivamente pelo TSE em fevereiro de 2024. Por ainda faltar 10 meses para o término do mandato, ocorreram as eleições suplementares.

Eleições em Alto Alegre-RR eleição suplementar
Entrada do município de Alto Alegre – RR – Foto: Reprodução/Facebook/@prefeituradealtoalegre

Wagner Nunes e Max Silva são diplomados prefeito e vice-prefeito de Alto Alegre-RR

Wagner Nunes (Republicanos) e Max Silva (Progressistas) foram diplomados prefeito e vice-prefeito, respectivamente, do município de Alto Alegre-RR, na última sexta-feira, 24.

Na cerimônia, Wagner Nunes (Republicanos) prometeu realizar uma auditoria em contratos da Prefeitura para resguardar o próprio mandato.

O Prefeito diplomado, garantiu ainda ser pré-candidato nas eleições municipais de outubro.