Com a presença de delegações das comunidades indígenas dos Estados de Roraima e do Amazonas, a Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI) promove nesta sexta-feira, 10, às 16h, um ato público em defesa do Povo Yanomami na Praça do Congresso, Centro de Manaus (AM). 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Um dos objetivos da mobilização é chamar a atenção da sociedade e do mundo a respeito da política de genocídio contra o povo Yanomami.

De acordo com o coordenador da FAMDDI, o professor Gersem Baniwa, este é um grito de socorro e de resistência, pertencente a toda sociedade. 

“Em um momento em que os direitos humanos do povo Yanomami estão em evidência de ataque e violência é justa e necessária a defesa e a solidariedade a esse povo. É pelo seu direito à vida, pelo seu direito à existência da forma que quiserem que vamos ecoar nossa voz neste dia 10 de dezembro de 2021, Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

_____________________________

RELACIONADAS

+  Alegando abandono, indígenas Yanomami exigem criação de subdistrito de saúde em Roraima

No AM, MPF exige de órgãos nacionais ações de melhorias no serviço de saúde na Terra Indígena Yanomami

+  Em Roraima, dois indígenas isolados são mortos a tiros por garimpeiros em Terra Yanomami

_____________________________

Maior território demarcado no Brasil, a Terra Indígena Yanomami possui 9,6 mil hectares, equivalente ao tamanho de Portugal, onde habitam mais de 30 mil indígenas em 321 aldeias, incluindo povos recentemente contatados e alguns em isolamento voluntário.

___________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS