A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém detectou em um sequenciamento de 16 amostras uma subvariante Delta do Coronavírus SARS-CoV-2.

A subvariante Delta pode não ser detectada em testes rápidos, tem circulado de forma cada vez mais intensa na capital paraense. 

“Nessas análises a Sesma detectou uma uma subvariante Delta, a AY.33, circulando em Belém e que pode não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos padrões de RT-qPCR”, informou, em nota, a secretaria.

A prefeitura local está orientando que qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com covid-19 fique em isolamento social por 14 dias.

“Diante deste cenário, se faz a necessário que a população siga com as medidas de prevenção e controle como: isolamento domiciliar da pessoa que estiver com suspeita ou em período de transmissão da doença, lavagem frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel, além do uso obrigatório de máscara e manter o distanciamento social”, informou a Sesma.

___________________________________

RELACIONADAS

COVID: Amazonas registra 47 novos casos da doença e uma morte

Amazonas detecta dois casos da variante Mu, em Tabatinga 

Novo caso da variante Delta é registrado no Amazonas

___________________________________

Análises

Análises feitas desde julho revelaram uma inversão das variantes identificadas.

Em julho e agosto, dos 1.612 casos da covid-19 notificados em Belém, foram enviadas, para sequenciamento, 72 (4%) amostras de pacientes sintomáticos que apresentaram RT-qPCR positivo. Desses casos, 84,7% de casos foram provocados pela variante Gamma, enquanto os casos da variante Delta representaram 9,7%.

Dos 332 casos notificados em setembro, 24 (7%) dos pacientes sintomáticos tiveram resultado positivo no RT-qPCR. Destes, 50% foram casos provocados pela variante Delta e 50% dos pacientes haviam sido infectados pela variante Gamma do vírus SARS-CoV-2.

Nos primeiros 20 dias do mês de outubro, foram notificados 152 casos. As 20 amostras genotipadas (13%) revelaram uma inversão, com a predominância da variante Delta, responsável por 75% dos casos, enquanto a variante Gamma foi identificada em 25% das análises.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Em Manaus, estudantes da rede pública terão gratuidade no transporte público em 2022

 

Prefeitura abre inscrições para contratação temporária de 210 vacinadores em Manaus

 

Facebook tira do ar live de Bolsonaro com mentira sobre vacina da Covid e Aids

 

Corpo é encontrado com marcas de tiros no bairro Jorge Teixeira, em Manaus

 

Bolsa Família com NIS 6 recebe nesta segunda-feira a última parcela do auxílio