No primeiro debate presidencial da corrida à Casa Branca, na quinta-feira (27), Joe Biden enfrentou um desastre completo. Ao titubear e mostrar confusão na elaboração de raciocínio, o atual presidente dos Estados Unidos deixou o rival Donald Trump levar vantagens com uma série de mentiras.

Mensagens vazadas durante o evento revelaram discussões entre democratas sobre a inclusão de outros candidatos na convenção do partido em agosto, diante das dificuldades de convencer doadores a contribuir para a campanha de Biden.

Biden confuso

Biden falhou em demonstrar vitalidade e em destacar Trump como uma ameaça à democracia, duas tarefas cruciais no debate.

Desde o primeiro bloco, o presidente de 81 anos teve dificuldades para articular suas ideias, especialmente ao tentar comparar suas políticas de saúde pública com a gestão de Trump durante a pandemia.

Em um momento constrangedor, ele se perdeu ao mencionar vitórias no Medicare, sistema de saúde pública para americanos idosos, sem coerência.

Mentiras

Em contrapartida, Trump, de 78 anos, aproveitou o formato do debate para se destacar. Mentiu repetidamente e distorceu fatos sem ser contestado pelos moderadores.

Em uma cena incomum para debates presidenciais, ele até jurou não ter tido relações com uma atriz pornô, referindo-se a um escândalo de pagamento para silenciar Stormy Daniels durante a campanha de 2016 contra Hillary Clinton.

Trump tentou minimizar suas controvérsias legais ao citar Hunter Biden, filho do presidente envolvido em problemas legais por omitir sua dependência química ao comprar uma arma.

Além disso, acusou Biden de ser responsável por mortes de americanos ao permitir a entrada de terroristas pelas fronteiras, e distorceu novamente a realidade a seu favor.

No segundo bloco, Biden pareceu mais alerta ao discutir energia limpa e a crise climática, mas sua recuperação foi tardia demais para reverter a impressão deixada no debate. Trump, por sua vez, evitou comprometer-se a aceitar os resultados das eleições, caso não os considere justos.

Com a performance abismal de Biden, Trump se aproximou de seu objetivo de reeleição, gerando preocupação entre os democratas.