A abertura de empresas e licenciamento em Manaus leva um tempo médio de 23 horas. Os dados são Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). 

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Em outubro, o tempo médio para abertura de empresa na capital e emissão da Inscrição Municipal, pela Semef, chegou a uma faixa histórica de 23 horas, ou seja, menos de um dia.

Em 2020, esse tempo médio ultrapassava mais de dois dias.

Com isso, a cidade de Manaus deu um grande salto no ranking de tempo para abertura de empresas no país, medido pela RedeSim.

Em 2019, a capital amazonense ocupava a 16ª colocação. Hoje, em 2021, Manaus é a 8ª capital do Brasil onde há maior celeridade no processo para formalização de um novo negócio.

__________________________________

RELACIONADAS

Abertura de novas empresas no Amazonas cresce 52% no primeiro semestre de 2021, registra Jucea

+ Mais de 400 mil empresas são notificadas pela Receita Federal

+ Lei que desburocratiza abertura de empresas de baixo risco é sancionada

___________________________________

Números

O número de empresas formalizadas no mês passado também evoluiu consideravelmente, se comparado com os dados do início do ano. Conforme estatísticas do Mapa de Empresas da Receita Federal do Brasil, foram mais de 31,6 mil novos empreendimentos registrados de janeiro a outubro deste ano.

Isso significa um crescimento de aproximadamente 20%, se comparado com o mesmo período de 2020.  Na comparação com 2019, a porcentagem é ainda maior, 52%.

Aproximadamente 80% das viabilidades já são aprovadas de forma célere e automática, em menos de um minuto. 
O portal Slim reúne todos os serviços e plataformas necessárias, para auxiliar o cidadão que pretende abrir ou regularizar o seu negócio.
 
O portal oferece plataforma para abertura de empresas, alteração, acompanhamento de processos, inscrição de autônomo, consulta prévia georreferenciada, renovação de licenças, entre outros.