A tecnologia 5G estará disponível em Manaus até o dia 28 de outubro. Foi o que confirmou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao Portal Norte, nesta terça-feira (20). No Brasil, 22 capitais já receberam a nova banda. Além da capital amazonenses, Macapá, Belém, Rio Branco e Porto Velho receberão o acesso ao 5G ainda no próximo mês.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

-Envie esta notícia no seu Telegram

“O uso do 5G standalone se dará a partir da liberação para uso na faixa de 3,5 GHz. O cronograma de liberação, definido para a partir de 28 de outubro de 2022 em Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém”, disse o órgão.

A agência afirma que, de acordo com as regras do Edital do 5G, o início do uso pode ser antecipado caso sejam atendidas as condições necessárias, que consistem no início das atividades associadas à migração das parabólicas para a banda Ku e na conclusão das atividades associadas à desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz e à mitigação de interferências na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

“A ordem de execução dessas atividades segue critérios técnicos e logísticos, definidos pela EAF “Siga Antenado”, que permitam cumprir a data definida no Edital 5G”, informa a Anatel.

Tecnologia

Segundo a Anatel, o 5G é a nova geração de sistemas celulares e arquitetura de rede que fornecerá conectividade de banda larga, ultra robusta, com baixa latência, e massiva para pessoas e coisas. A infraestrutura possibilitará a criação de novos serviços tornando as conexões mais estáveis.

Ela também deverá permitir avanços em áreas como carros autônomos, realidade virtual e telemedicina.

“Já se vislumbram tendências, não somente da indústria de telecomunicações, mas também nas indústrias automobilística, agropecuária, de saúde e bem estar, manufatureira e logística no sentido da elevada digitalização, viabilizando os conceitos de indústria 4.0 e agro 4.0”, diz a Anatel sobre a tecnologia.

_______________________________

RELACIONADAS

+ Prefeitura anuncia parceria para implantação da tecnologia 5G em Manaus

+ Internet 5G deve chegar até 27 de novembro em Manaus, diz Anatel

+ Empresas do AM desenvolvem projeto para implantação de soluções de redes privadas 5G voltadas ao setor industrial

+ Lei aprovada que regulamenta 5G é sancionada em Manaus

___________________________

Aparelhos

Para ter acesso pleno aos benefícios do 5G, é necessário um aparelho compatível com a nova tecnologia.

O primeiro smartphone homologado compatível à tecnologia 5G no Brasil foi lançado no final de junho de 2020. A população pode conferir se o celular tem acesso ao 5G no site da Anatel.

O que dizem as empresas de telefonia

A empresa de telefone Claro informou ao Portal Norte que já possui estrutura concluída para ativar a rede Claro 5G+ na capital.

“A Claro já está com a estrutura pronta para ativar a rede Claro 5G+ em Manaus, só aguarda a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi”, informou a Claro.

Sobre o mercado de telefones, a empresa afirma que já possui cerca de 50 aparelhos com acesso ao 5G em seu portfólio e estimula preços mais acessíveis para o consumidor.

O Portal Norte entrou em contato com as empresas Vivo e Tim para saber sobre a estrutura delas na capital, porém até a publicação desta matéria não obteve resposta.

Seminário

No dia 22 de setembro ocorrerá em Manaus a terceira edição do Seminário 5G.BR, no no Centro de Convenções Vasco Vasques, Bairro Alvorada, Zona Centro-Sul da capital.

O evento reunirá especialistas e autoridades em painéis que abordam, também, os desafios de conectar localidades remotas.

A abertura contará com a presença do Ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O primeiro painel, às 9h30, irá abordar os impactos do 5G na Educação. A segunda rodada de debates, por volta das 10h20, terá como tema “O 5G como acelerador da indústria 4.0”.

O terceiro debate será sobre a tecnologia como instrumento de proteção e desenvolvimento da nação. 

Às 12h30, será a vez da convidada especial e Keynote Speaker (porta-voz principal) do Seminário 5G.BR Manaus, a CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell.