Os filmes ‘Zimba’, ‘Cabeça de Nêgo’, ‘Danças Negras’ e ‘O Palhaço, Deserto’ estreiam nesta quinta, 21, na programação do Cine Casarão, espaço dedicado à Sétima Arte do Casarão de Ideias, no Centro de Manaus.
Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos antecipadamente no perfil do espaço cultural, no Instagram (@casaraodeideias), ao preço de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).
A primeira estreia ocorre na quinta-feira, 21, às 16h30, com a exibição de ‘Zimba’, longa-metragem de Joel Pizzini. O filme aborda a trajetória artística e existencial do ator e diretor de teatro, Ziembinski, que ao denunciar o nazismo com a peça ‘Genebra’, de Bernard Shaw, é obrigado a fugir da Polônia. Após sua fuga, chega por acaso ao Brasil onde se encontra com Nelson Rodrigues e monta ‘Vestido de Noiva’, que revoluciona as artes cênicas no País.
Ainda na quinta, será exibido também ‘Cabeça de Nêgo’, de Déo Cardoso. Narrado em primeira pessoa, a partir de vasto material de arquivo e com participações das atrizes Nathalia Timberg, Camila Amado e Nicette Bruno, o filme recupera performances de Ziembinski no cinema, novelas e teleteatros por meio de um diálogo cine-teatral.
________________________________
RELACIONADAS
+ Comemorações do aniversário de Manaus começam nesta sexta
+ Em Manaus, Parque do Mindu terá lançamento de livros, café da manhã e exposições neste sábado
____________________________________
O filme será reexibido no sábado, 24, às 17h30.
Ainda na quinta, será exibido também ‘Cabeça de Nêgo’, de Déo Cardoso. Após reagir a um insulto em sala de aula, Saulo é expulso da escola, recusando-se a sair das dependências da instituição. Em sua ocupação, ele usa as redes sociais para expressar todo o seu descontentamento com a direção, expondo o abandono e a solidão sofridos por ele e outros estudantes, iniciando um verdadeiro movimento estudantil.
A reexibição será no sábado, às 19h30, e no domingo, 25, às 16h30.
A quarta e última estreia é ‘Danças Negras’, na sexta-feira, mas às 17h30. O documentário apresenta um debate sobre a presença da cultura negra na contemporaneidade, bem como os diversos paradoxos encontrados no ambiente de uma sociedade marcada por uma tradição racista e escravocrata.
A reexibição está marcada para sábado, às 15h30.
__________________________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Operação ‘Interior Mais Seguro’ é realizada em Iranduba-AM
Caixa paga nesta terça-feira a última parcela do auxílio emergencial para os nascidos em janeiro
VÍDEO: Homem é alvejado com diversos tiros por supostos membros de facção criminosa no São Raimundo
Prefeitura organiza lançamento do ‘Aniversário de 352 de Manaus’
Monte Aso, um dos vulcões mais ativos do Japão entra em erupção nesta quarta