Mais de uma tonelada e meia de carne, em peças de quarto de boi, com a validade vencida, foram apreendidas nesta quarta-feira, 10, em um supermercado na Zona Centro-Sul de Manaus.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

A fiscalização da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) ocorreu após denúncia feita à Ouvidoria do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O denunciante informou sobre a compra de uma peça desse tipo de carne, com mau odor, no supermercado. Em razão disso, os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) foram ao local para averiguar.

Na ação, os fiscais constataram que todas as peças de quarto de boi, tanto as colocadas à venda quanto as acondicionadas no frigorífico, estavam com a validade vencida, totalizando 1,6 tonelada do produto.

_____________________________

RELACIONADAS

+ Carne vermelha e produtos enlatados são apreendidos pelo Proncon-AM

+ Mais de 20 toneladas de carne bovina são apreendidas por problemas na rotulagem

+ Em Jutaí, prefeito autoriza pregão de quase R$ 1 milhão para compra de carnes

_____________________________

Por essa ocorrência, foi lavrado um Auto de Infração e um Auto de Apreensão e Inutilização da carne, que foi doada para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), por estar apta ao consumo dos animais no zoológico do local.

“Embora o alimento encontrado não apresentasse características evidentes de estar estragado, por já estar com a validade expirada nós fizemos a apreensão e o recolhimento das peças, para prevenir possíveis riscos à saúde dos consumidores”, explicou o fiscal de saúde Carlos Viana.

O supermercado foi autuado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário pela infração.

Agora o estabelecimento deverá apresentar defesa para explicar a oferta de carne vencida à população, e dependendo do resultado do processo administrativo, terá de pagar uma multa entre 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 114,61.

Denúncia

O diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Ewerton Wanderley, ressaltou a importância que as denúncias feitas pela população têm no combate às más práticas sanitárias.

“Graças aos cidadãos, que acionam a Visa Manaus, por meio da Ouvidoria, podemos ampliar nossa atuação para coibir problemas na acomodação, conservação e manuseio de alimentos. Peço que esse zelo continue, e que sempre se verifiquem as informações e o aspecto dos produtos na hora de comprá-los”, orientou o diretor.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Termina nesta sexta prazo para inscrições do Bolsa Universidade em Manaus

 

Confira as 268 vagas de emprego ofertadas para esta sexta-feira em Manaus

 

Beneficiários nascidos em agosto podem sacar auxílio emergencial nesta sexta

 

Em Manaus, fiscalização apreende 1,6 tonelada de carne bovina com validade vencida em supermercado

 

Operação ‘Cidade Mais Segura’ realiza fiscalização de embarcações no porto da Manaus Moderna