Um total de 18 empresas foram notificadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) por estarem comercializando em Manaus produtos natalinos fora dos padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

As notificações fazem parte da operação especial “Boas Festas” do Ipem realizada no período de 22 de novembro até esta sexta-feira, 10. 

A ação também fiscalizou um pouco mais de 33 mil produtos e 405 estabelecimentos comerciais da capital e da Região Metropolitana de Manaus. 

O objetivo do Ipem é retirar das prateleiras, de forma preventiva, produtos relacionados à época natalina em desacordo com a legislação do Inmetro. 

___________________________

RELACIONADAS

+  VÍDEO: no segundo dia, CPI da Amazonas Energia ouve presidente do Ipem

+  Em Manaus, fiscalização apreende 1,6 tonelada de carne bovina com validade vencida em supermercado

+  Drogarias clandestinas são interditadas em Manaus durante fiscalização

___________________________

Ao todo, foram fiscalizados 33.013 produtos, como panetones, peru, pernil, chester, frutas cristalizadas, entre outros. Destes, 6.017 estavam irregulares, dentre eles estão os tradicionais pisca-piscas com 3.042 produtos, materiais elétricos de baixa tensão com 39 peças de fios e cabos, e 2.508 brinquedos. Todos estavam sem a certificação do Inmetro.

Em relação ao peso, foram fiscalizados 2.269 panetones, sendo testadas 428 amostras de 400 gramas no laboratório do Ipem, e após ensaio todos foram reprovados por estarem abaixo do peso, onde o consumidor estava perdendo ao menos 24 gramas. 

Notificação 

As empresas notificadas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitas às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, podendo chegar a R$ 2,2 milhão.

Denuncie 

O consumidor que desconfiar de possíveis irregularidades, o mesmo deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]

 

________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS