A Paróquia de São Raimundo celebra os seus 80 anos de existência com novena, carreata, procissão, feijoada e missa, na Zona Oeste de Manaus. O tema da edição deste ano é: “Com São Raimundo Nonato construindo um caminho de Fé e vida”. 

Além do bairro, um time de futebol também recebe o nome do santo. A Paróquia de São Raimundo fica localizada próximo à ponte da Aparecida. 

O santo é o padroeiro dos nascituros (bebês que estão para nascer), das gestantes na hora do parto, das Parteiras e dos Obstetras.

Os festejos começaram no dia 1º de agosto com carreata pelas ruas do bairro e missa de abertura. Neste domingo (15), às 11h, ocorrerá a feijoada do Santo. A ‘quentinha’ custará R$15 e toda a renda será destinada para a reforma do presbitério.  

A celebração inclui intensa programação religiosa e festiva que se estende até dia 04 de setembro. A novena começará às 19h, no dia 22 de agosto, com a missa presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner

Até 30 de agosto, cada dia de novena terá as benções pela saúde, pelos enfermos e falecidos, pelos agentes públicos e desempregados, pelas grávidas, pelas crianças e jovens.

No dia do Santo, 31 de agosto, ocorrerá a peregrinação da imagem do padroeiro pelas ruas do bairro. Às 18h ocorrerá às bençãos aos Raimundos e Raimundas, Nonatos e Nonatas, além da missa solene a São Raimundo Nonato que será presidida pelo bispo auxiliar Dom José Albuquerque. 

O bingão eletrônico acontecerá no dia 4 de setembro com premiações em dinheiro. O sorteio será transmitido pelas redes sociais da paróquia a partir das 19h.  

Alegria e Fé 

Para a catequista Aldeita Figueiredo, 57 anos, celebrar os 80 anos da paróquia é sempre uma felicidade. 

“Me sinto muito feliz em celebrar todos esses anos de existência da paróquia. Por que fui criada sempre participando dos festejos da Igreja, vendo os exemplos dos meus pais, participando ativamente, e casando no mesmo local onde meus pais casaram. É uma felicidade sem fim”, afirma.

Aldeita é devota do Santo desde os 15 anos, quando fez o seu sacramento da Crisma. É através da intercessão do padroeiro que ela alcança milagres.   

“É através dele que consegui vários milagres, sempre peço proteção e saúde”, comenta.  

De acordo com Aldeita Figueiredo, nesses anos de participação na igreja dois grandes momentos marcaram sua memória.  

“Nas missas sempre me emociono na hora da consagração, mas a ocasião inesquecível para mim foi a renovação dos votos de casamento dos meus pais, nos seus 50 anos de casados comemorados em 2003. Outro momento marcante é quando vejo a comunidade ativa em época de festejos do padroeiro”, concluiu.