A partir desta segunda-feira, 23, a rede pública de ensino em Manaus retorna com 100% das aulas presenciais.

São 236 escolas estaduais e 390 instituições de Manaus retornando com aulas presenciais de segunda a sexta-feira.

Cerca de 420 mil alunos deixam de ser divididos em grupos A e B.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as escolas que não estão adaptadas não retornarão, com isso 29 unidades continuam no sistema híbrido (com 27.548 alunos), e as demais 88 não retornam, permanecendo no com ensino remoto (com 27.834 alunos).

Já no interior do estado, o retorno deve acontecer no dia 8 de setembro.

A dona de casa Daiane Silva, 25, tem duas filhas, uma delas tem 8 anos e estuda na Escola Estadual Herbert Palhano, no bairro Nossa Senhora das Graças.

A mãe chegou cedo para buscar a pequena Daniele, que estava animada com a notícia de que agora, haverá aula todos os dias.

Daiane relatou que o retorno das aulas 100% presenciais deve ajudar muitas mães nos afazeres domésticos e outras atividades que gere renda para a família.

“Para mim vai ser muito melhor tê-la na escola, nós mães, tivemos dias difíceis com a pandemia. As vezes preciso fazer algo para entrar algum dinheiro em casa e não tenho com quem deixar e estando na escola, fico segura [me sinto segura]. Apesar de achar que sem a vacina para eles o risco ainda é grande, vamos seguindo tomando os cuidados e confiando em Deus”, disse a mãe.

O estudante de medicina veterinária, Paulo Henrique, 19, foi buscar a irmã Ana Beatriz, 10, na escola e afirmou que apesar do ensino on-line ter ajudado, nada se compara com as aulas presenciais.

“Para mim esse é o momento adequado. O ensino on-line foi muito importante mas o auxílio do professor ajuda na educação. É necessário continuar com todos os cuidados contra a Covid-19, mas
 na escola a criança aprende melhor”, enfatizou.

A estudante, Ana Beatriz, 10, não conteve a alegria de poder estar na escola todos os dias e disse que quer logo tomar sua vacina para poder beijar e abraçar a todos.

“Ah estou muito animada em poder estar todos os dias na escola agora. Ver minha professora e os coleguinhas. E logo logo eu vou ser vacinada também, por que já tenho 10 anos e falta bem pouco para chegar a minha idade e todo mundo poder se abraçar e se beijar como antes”, contou.

 

Professores

Aproximadamente 15 mil trabalhadores da rede municipal de ensino tomaram a primeira dose da vacinação contra o novo coronavírus, e mais de 4,2 mil receberam a segunda dose do imunizante.

 

Medidas de proteção

Segundo o  Comitê Intersetorial de Combate à Covid-19, é necessário que, mesmo vacinados, todos os trabalhadores e estudantes continuem utilizando máscaras dentro das escolas.

Além disso, foi confirmado que todas as escolas da rede estadual e municipal estão adaptadas para que sejam cumpridos os protocolos de segurança em saúde, definidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).