Ícone do site Portal Norte

Emendas ao PPCub geram revolta do presidente do Iphan

Emendas ao PPCub geram revolta do presidente do Iphan.

Emendas ao PPCub geram revolta do presidente do Iphan. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

Em audiência realizada, nesta terça-feira (25), pela Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), Leandro Grass criticou o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub).

Durante a sessão, Grass afirmou ter ficado assustado com a aprovação de duas Emendas Parlamentares ao projeto.

Emendas ao projeto

Ao todo, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que aprovou o projeto na última quarta-feira (19), aprovou 107 emendas junto ao texto do PPCub. O relator da matéria, deputado distrital Hermeto rejeitou ainda 43 emendas.

Desse total, o presidente do Iphan afirmou que o instituto vai se posicionar contra as seguintes emendas:

A Emenda N° 3 é de autoria do deputado Hermeto (MDB), já a Emenda N° 37 é de autoria do deputado Thiago Manzoni (PL).

Segundo Leandro Grass, a aprovação das emendas causa “terror e pânico”. Ademais, ele reforçou que o Iphan fez várias sugestões acerca de pontos que pudessem melhorar o texto do PPCub.

Porém, nenhuma das sugestões agradou o Governo do DF (GDF), que seguiu com a aprovação da matéria ruma a sanção. Mesmo assim, Leandro Grass ainda aguarda a uma definição acerca do texto para que possa reforçar sua posição.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile