No primeiro trimestre de 2023, a emissão da certidão de endereço aumentou 80,3%, somando janeiro a março, conforme dados do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

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No primeiro trimestre, o órgão emitiu 882 documentos, contra 489 do mesmo período em 2022.

Em março, a alta foi de 44,3%, quando o órgão expediu 257 certidões, sendo que no mesmo mês do ano passado foram 178.

A primeira via do documento é totalmente gratuita.

Certidões de endereço

A certidão de endereço é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas.

O documento oficializa o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento conforme a lei vigente.

Quem precisa da comprovação deve consultar no site do Implurb, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido.

Certidão de endereço também é usada para confirmar dados do imóvel - Foto: Antônio Pereira/Semcom
Certidão de endereço também é usada para confirmar dados do imóvel – Foto: Antônio Pereira/Semcom

Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento para o e-mail [email protected].

Importante que os documentos devem ser enviados em formato PDF e o processo é todo on-line, inclusive para acesso à certidão digital.

Documentação

Para solicitar a certidão de endereço, é preciso apresentar os seguintes documentos:

– requerimento padrão específico da Certidão de Endereço;

– documentos que identifiquem a matrícula do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU);

– contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel;

– comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão ou pode ser uma imagem do Google Maps, com a indicação do lote);

– contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa.

Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados.

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Dúvidas

Caso o requerente tenha dúvidas quanto à formalização do processo, pode entrar em contato direto com a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) pelo e-mail [email protected]

O interessado no documento também pode sanar dúvidas pelo telefone 3625-6582, de 8h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.