Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) revela que 91,5% dos empresários da capital estão entusiasmados com as vendas na Black Friday. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Dentre os otimistas, 54,7% acreditam que os consumidores estão mais motivados para gastar.

A pesquisa, conduzida pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), ouviu 103 empresários e 203 consumidores em Rio Branco. 

62,2% dos empresários preveem um crescimento nas vendas entre 10% e 50%, enquanto 30,2% antecipam uma redução de 10% a 25%.

Diante das perspectivas, 49,1% dos empresários planejam adotar a redução de preços como estratégia para impulsionar as vendas em 2023. 

Além disso, 37,7% apostam em descontos para compras à vista, inclusive para transações a crédito.

Para 67,9%, as vendas na Black Friday superam outras datas de consumo, e 48,1% preveem um volume monetário superior ao ano anterior.

E para o consumidor?

No front dos consumidores, 55,2% estão motivados a gastar na Black Friday. 

A pesquisa destaca que 22,4% têm como alvo celulares e tablets, enquanto 14,4% optam por TVs, 11,5% por móveis e 10,3% por roupas. 

A maioria (72,4%) realiza pesquisa de preços antes das compras, e 51,7% aproveitam os descontos para antecipar compras de Natal.

Os segmentos mais representados nas empresas pesquisadas são vestuários (34,0%) e acessórios (26,4%). 

O público consumidor está dividido entre 53,2% feminino e 46,8% masculino, predominantemente na faixa etária de 16 a 44 anos (63,6%). 

RELACIONADAS

+ Confira os sites que devem ser evitados nesta Black Friday

+ Black Friday: confira a origem do termo e 9 dicas para compras

+ Black Friday: Correios oferecem descontos de até 30% nos envios