Famílias gaúchas, vítimas das enchentes, cadastradas pelas prefeituras para receber o Auxílio Reconstrução já podem fazer a confirmação de seus dados em plataforma disponibilizada pelo governo.

“Já está à disposição da sociedade gaúcha a possibilidade das primeiras famílias confirmarem as informações para receber o Auxílio Reconstrução”, disse o chefe da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.

Segundo Pimenta, a checagem das informações fornecidas pelas prefeituras se deu com o cruzamento de diversas fontes, como dados do Censo do IBGE e contas de água e de luz. “Neste momento, nós já temos 44 mil famílias que podem confirmar o cadastro”, completou. 

A pessoa responsável de cada família procedimento de confirmação de dados, diretamente no site oficial – www.gov.br/auxilioreconstrucao. Para isso, ela precisa entrar no sistema usando a conta Gov.br. Só após confirmadas as informações do cadastro, Caixa Econômica Federal, que fará o depósito dos R$ 5.100.

“Após a confirmação, em um prazo de 48 horas, a pessoa já terá condições de receber. Não há necessidade de abertura de conta. Para as pessoas que já têm contas, os valores serão depositados diretamente na conta. E aquelas que não têm conta, será aberta uma conta especial para este pagamento”, explicou Pimenta.

Planos de Trabalho 

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, atualizou o número de planos de trabalho elaborados por prefeituras que foram aprovados para obter apoio federal, que é de 406. 

“A Defesa Civil Nacional, em parceria com o Estado e municípios, trabalha naquela resposta mais imediata, no salvar vidas, no cuidar das pessoas em abrigamento. E os primeiros planos são de ajuda humanitária, para alimentação, água, produtos de higiene pessoal, às vezes até banheiro químico, combustível. Até o momento, já aprovamos 406 planos municipais”, relatou.