A segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorre neste domingo (12), contará com 4 milhões de candidatos, segundo dados do INEP.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A abertura dos portões começa às 12h (horário de Brasília) e o fechamento dos portões às 13h. O início da prova será às 13h30 e o encerramento às 18h30. 

No total, os participantes terão cinco horas para resolver as provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e matemática e suas tecnologias (matemática). São 90 questões de múltipla escolha.

Somente no Amazonas, cerca de 92 mil pessoas devem realizar a prova nesta etapa. Entretanto, o estado carrega a maior taxa de candidatos que não compareceram para realizar o primeiro exame, sendo 44% de faltosos.

O resultado do Enem 2023 será divulgado em 16 de janeiro de 2024.

'Cunho ideológico' bancada ruralista exige parecer sobre questões do Enem
Nesta edição de 2023, foram 3.934.242 de inscrições confirmadas em todo país – Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Recomendações aos candidatos 

Além dos candidatos terem que se atentar quanto ao horário para não correr o risco de serem barrados no portão de entrada, a previsão de altas temperaturas para este domingo também pode ser um agravante.

De acordo com especialistas, diversas regiões do Brasil podem bater os 40 graus, por isso,  a recomendação é para que os participantes consumam alimentos leves, usem roupas confortáveis e se hidratem com água.

Como solicitar reaplicação de prova? 

Aqueles candidatos que não fizeram a primeira prova por doença ou problema de logística podem fazer o exame neste domingo e pedir reaplicação da etapa perdida.

O participante que precisa comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. 

O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.

Roraima contabiliza mais de 9 mil inscritos no Enem 2023
Enem acontece novamente neste dia 12 de novembro – Foto: Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

O que pode levar

Documentação – Documentos digitais podem ser apresentados. Nesses casos, a identificação deve ser feita com e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digital, nos respectivos aplicativos oficiais – capturas de tela não serão aceitas. É imprescindível apresentar documento de identificação oficial com foto.

Identificação especial – O participante impossibilitado de apresentar o documento por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame (5 de novembro). 

Nesses casos, a pessoa também precisará fazer a identificação especial, no local de prova, feita por meio de uma coleta de informações pessoais.

Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. 

Os participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão utilizar caneta em material transparente com tinta colorida, exclusivamente, nas marcações do Caderno de Questões. O Cartão-Resposta, contudo, deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

O que não pode

Porta-objeto – Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Esses itens devem ser guardados, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar no local de aplicação. 

O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria, bem como quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

RELACIONADAS

+ Enem 2023: quem faltou o 1º dia pode realizar a 2ª prova? Confira

+ Enem 2023: 500 ônibus vão atender candidatos no domingo em Manaus

+ Presidente do Inep afirma que não há motivos para anular itens no Enem