O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados dez dias antes do previsto, nesta terça-feira (14).

É o que confirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios e o ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (12).

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão disponibilizados no portal do Inep às 19h (horário de Brasília). O edital previa a divulgação no dia 24 de novembro.

Enem 2023

Neste ano, o Enem foi aplicado em 9.396 locais, 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.

Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo.

Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

O balanço preliminar do Enem 2023 aponta para 68% de participação neste domingo (12).

Reaplicação

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro.

As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

O mesmo vale para as pessoas alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.

RELACIONADAS

+ Após polêmica, Enem volta a abordar temas relacionados ao agro

+ Enem: PF identifica 8 pessoas suspeitas de vazar questões do 1º dia