O Inep informou, nesta segunda-feira (30), que os estudantes inscritos no Enem 2023 não vão ser prejudicados pelos locais de prova considerados distantes de suas casas.

Segundo as normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é garantida a alocação dos locais de prova em um raio máximo de 30 quilômetros do local informado como residência na inscrição do exame.


+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Cebraspe, instituição responsável pela aplicação do Enem 2023, já foi acionada para que as normas e requisitos acordados sejam todos seguidos.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio começam no próximo domingo (5) em todo o Brasil.

Novas datas do Enem

Para os inscritos que tenham sido alocados para locais mais distantes que os 30 km estipulados e que não puderem comparecer ao local por conta da distância, terão a oportunidade de realizar o exame em outra data.

A nova data, somente para aqueles que não conseguirem comparecer no dia da prova, é 12 e 13 de dezembro. Os locais serão divulgados posteriormente.

Vai ser disponibilizado pelo Inep, na página do participante, no site, enem.inep.gov.br/participante, uma aba específica para os que tiverem interesse em fazer a prova em nova data, submeterem seus pedidos para análise.

O período de recebimento será de 13 a 17 de novembro.

Segundo informações do Inep, cerca de 50 mil inscritos que estão com problemas com os locais de prova, o que seria 1% do total de inscritos.

Os problemas estão concentrados em grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.

RELACIONADAS

+ Locais de prova do Enem 2023 são alvos de reclamação; Inep analisa

+ Enem 2023 terá provas coloridas pela primeira vez em 25 anos

+ Entenda o cálculo do Enem pela Teoria de Resposta ao Item (TRI)