O “Enem dos Concursos”, Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), encerrou nesta sexta-feira (9) o período de inscrições com 2,65 milhões de inscritos.

Banner Obras Acre 300x225

O modelo inovador de seleção de servidores públicos federais, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comemorou o número expressivo de candidatos inscritos. 

“Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação no serviço público que é o Concurso Nacional Unificado. Boa sorte e bons estudos a todas as pessoas inscritas. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil!”. 

A prova será aplicada no dia 5 de maio em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação e terá questões objetivas específicas e dissertativas, de acordo com área de atuação escolhida pelo candidato.

Segundo o ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foram selecionadas cidades com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O objetivo é democratizar o acesso da população às vagas do serviço público, informou a Pasta.

Aplicação das provas

Na região Norte, as provas serão aplicadas em 40 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 17 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.

No Nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Já na região Centro-Oeste, as provas serão aplicadas em 22 municípios, distribuídos entre Goiás, com nove locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros oito em Mato Grosso e um no Distrito Federal.

O Sudeste terá 70 municípios de aplicação de provas, sendo quatro no Espírito Santo, 26 em Minas Gerais, onze no estado do Rio de Janeiro e 27 em São Paulo. A região Sul terá 27 municípios onde será aplicado o certame: nove no Paraná, dez no Rio Grande do Sul e oito em Santa Catarina.

O município selecionado que não tiver estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades vizinhas.