O período de inscrições para o Enem 2024 foi estendido por mais uma semana. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a prorrogação até o dia 14 de junho durante uma visita ao Rio Grande do Sul.

O Ministério da Educação já havia informado que os estudantes do Rio Grande do Sul teriam um prazo extra para se inscrever, mas a data específica ainda não havia sido definida.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas, e também serve como critério para auxílios como o Fies.

Inscrições do Enem

As inscrições devem ser realizadas através da Página do Participante e são gratuitas para os alunos das escolas públicas.

Para se inscrever, os candidatos precisam acessar a Página do Participante utilizando o login único do Gov.br. Aqueles que esqueceram a senha podem recuperá-la seguindo as instruções fornecidas na plataforma.

É necessário realizar a inscrição mesmo para aqueles que foram isentos da taxa ou justificaram a ausência no ano anterior.

Pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 85, com várias opções de pagamento disponíveis. Além do boleto, é possível pagar via Pix, cartão de crédito, débito em conta ou poupança. O QR code para pagamento via Pix está disponível no boleto gerado.

O prazo final para o pagamento da taxa de inscrição é até o dia 19 de junho, mas os estudantes do Rio Grande do Sul estão isentos dessa taxa.

Mudanças no cronograma

Com a prorrogação do prazo para as inscrições, outras datas do cronograma do exame também foram ajustadas.

As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social podem ser feitas até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado até 19 de junho.

O Inep aplicará as provas nos dias 3 e 10 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação. O gabarito deve ser divulgado em 20 de novembro. Já o resultado, estará disponível a partir de 13 de janeiro de 2025.

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe têm a participação virtualmente integral dos seus discentes finalistas da rede pública de ensino.

Inclusive no Rio Grande do Sul, que ainda enfrenta instabilidade climática, mais de 70% dos alunos de escolas públicas já efetuaram a inscrição.